O Silmarillion [Ebook]

A obra-prima inacabada de J.R.R. Tolkien.
A obra de sua vida, para ser mais exato.
A história de Arda muito antes de O Senhor dos Anéis.
Obrigatório para fãs do velhinho cachimbeiro. :P

Só a título de curiosidade: A banda de Rock Progressivo Marillion chamava-se originalmente Silmarillion. A banda não pode usar o nome por motivos óbvios. A quantidade de bandas influenciadas pela obra de Tolkien são inúmeras. Existe um site na net só para listar esses grupos. Da última vez que olhei tinha por volta de 600. Mas o número real ultrapassa em muito esse valor.

O Silmarillion
Digitalização: PortalDetonando


Quando J. R. R. Tolkien publicou sua obra mais aclamada, "O Senhor dos Anéis", ele já tinha escrito parte do que acabaria sendo "O Silmarillion". O livro foi iniciado por volta de 1917, com histórias escritas às vezes em cadernos, às pressas, sem preocupações com qualquer tipo de organização. Eram apenas contos de heróis e feitos notáveis passados nas primeiras eras da Terra-média. Tolkien trabalhou nesses escritos por toda a sua vida, mas nunca chegou a publicá-los. Coube a seu filho, Christopher, quatro anos após a morte de seu pai, organizar esses contos de forma que pudessem ser publicados e compreendidos pelos leitores.

"O Silmarillion" é um conjunto de cinco livros que narram de forma detalhada toda a história da Terra-média. As duas primeiras partes, "Ainulindalë" e "Valaquenta", tratam da criação do mundo e dos primeiros acontecimentos marcantes, antes mesmo do surgimento dos elfos e homens. O Quenta Silmarillion é o maior dos livros, e conta os feitos da Primeira Era, principalmente a guerra dos elfos contra Morgoth, o Senhor do Escuro. Nas duas partes finais é contada a história da Segunda e Terceira Eras, com os livros "Akallabêth" e "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", respectivamente.

A narrativa principal gira em torno do livro "Quenta Silmarillion", sobre a guerra pela recuperação das três Silmarils. Criadas por Fëanor, o mais talentoso entre os elfos, as Silmarils eram pedras preciosas de incrível beleza e perfeição. Feitas em Valinor, onde os elfos viviam em perfeita harmonia com os Valar - uma espécie de deuses - as pedras são roubadas por Morgoth, o Grande Inimigo, levadas de volta à Terra-média e incrustadas em sua Coroa de Ferro. Na ânsia de recuperar as pedras, Fëanor reune uma grande quantidade de seguidores e decide retornar à Terra-média, abandonando a bem aventurança em Valinor, mesmo contra a vontade dos Valar. Os feitos que se seguem a essa decisão são contados de forma apaixonante, com uma incrível riqueza de detalhes no que se refere a personagens e geografia. Os contos de Beren e Lúthien e a história de Túrin Turambar merecem destaque, pois envolvem e cativam o leitor, provocando os mais diversos sentimentos.

Para aqueles que gostaram de "O Senhor dos Anéis" e querem aprender mais sobre as lendas da Terra-média, "O Silmarillion" é uma leitura obrigatória, pois conta com detalhes várias passagens citadas em poesias e canções pelos personagens nas obras publicadas anteriormente. O livro contém ainda vários apêndices com mapas, árvores genealógicas, que ajudam a compreender os laços familiares de tantos personagens, e um glossário, que pode ser consultado mesmo durante a leitura, facilitando o entendimento da obra.

Por Joao E. Pessoa e Alfredo Stadtherr

Download

E aqui algo especial:
As belas imagens feitas para o livro por Ted Nasmith.
Pertencem a uma edição em lingua espanhola lançada em 1984.
Muito legal.

Download

Postar um comentário

3 Comentários

  1. O primeiro link de download não funciona mais.

    =**

    ResponderExcluir
  2. Alguém poderia upar novamente ??

    Seria um favorzão!

    ResponderExcluir
  3. O primeiro link de download não funciona mais.

    =**

    ResponderExcluir