USA - Um belo exemplo a ser seguido, não?

É, essa é a nação que comanda o mundo...

POPULAÇÃO DOS EUA CHEGA A 300 MILHÕES ESTE MÊS
Deborah Zabarenko

WASHINGTON - Em algum momento deste mês, o número de habitantes dos Estados Unidos vai chegar a 300 milhões de pessoas, um marco que coloca questões ambientais para o único grande país industrializado cuja população cresce substancialmente.

O Departamento do Censo prevê que a população de 300 milhões será atingida em meados de outubro, 39 anos depois de ultrapassar 200 milhões e 91 anos depois de superar 100 milhões. Os Estados Unidos têm a terceira maior população do mundo, atrás da China e da Índia. Apenas 2% do crescimento populacional do mundo estão relacionados a países desenvolvidos.

De acordo com o censo, a população cresce mais no sul e no oeste dos EUA. Entre 2004 e 2005, houve crescimento natural (nascimentos menos mortes) de 1,7 milhão de pessoas, e a chegada de 1 milhão de imigrantes.

A propósito dessa marca, a ong Centro para o Meio Ambiente e População preparou um relatório que chegou às seguintes conclusões sobre o impacto do crescimento em um país que gasta tantos recursos naturais per capita:

- cada norte-americano ocupa mais 20% de terreno construído - casas, hospitais, lojas, estradas - do que há 20 anos.

- cada norte-americano usa o triplo de água que a média mundial; mais da metade das terras úmidas dos EUA foi perdida, em grande parte devido à agricultura e ao desenvolvimento urbano.

- metade do território continental dos EUA não tem mais vegetação nativa; quase mil espécies vegetais e animais estão classificadas pelo governo como ameaçadas ou em perigo. Em 85% dos casos, o alerta de risco à espécie se deve à alteração ou destruição dos habitats naturais.

- os Estados Unidos consomem quase 25% da energia mundial, embora tenham só 5% da população, e têm o maior consumo per capita de petróleo do mundo.

- cada norte-americano produz 2,3 quilos de lixo por dia, 900 gramas a mais do que em 1960; a atual taxa é cerca do quíntuplo dos países em desenvolvimento.

Quando a população dos EUA atingiu 200 milhões, em 1967, Paul Erlich ganhou notoriedade com um livro chamado "A Bomba Populacional", que previa uma epidemia de fome devido ao crescimento populacional.

O novo relatório não tem essas previsões sombrias. "Não estamos dizendo que há gente demais", disse a autora, Victoria Markham. "O que tentamos foi dar um passo para trás e ver o quadro mais amplo das tendências populacionais e dos dados científicos."

Postar um comentário

0 Comentários