Brasileiro é o Mais Preocupado com Clima

Esse é o assunto que sem sombra de dúvidas mais me tira o sono...rs
Hoje mesmo, conversando com meu noivo, disse a ele que não consigo mais ser otimista.
A coisa tá feia, gente! Muito feia! E justamente chegou a esse ponto porque ninguém se importa. Principalmente aqueles que deveriam se importar. E tudo poderia ter sido evitado se o homem tivesse sido menos ganancioso. E é justamente a cobiça, o individualismo e a falta de visão comunitária e ecológica [para não dizer de auto preservação] que vai acabar com a gente. :(
As medidas necessárias para combater o aquecimento global [ou regional] teriam que ser tomadas de ontem. Mas os planos são para daqui há 10, 20 anos e mesmo assim, poucos se importam. A maioria diz 'vamos colaborar' mas nada fazem. Quando a humanidade acordar vai ser tarde demais. Não estou sendo alarmista. Estou sendo realista, infelizmente. E acreditem, tenho motivos para dizer o que estou dizendo.
Pelo menos moro num país com consciência ecólogica.

Pesquisa revela que dois terços da população mundial têm consciência do problema.
Os menos preocupados são exatamente os que mais poluem: os americanos.

Os brasileiros são o povo mais preocupado com as conseqüências do aquecimento global, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (03). O levantamento revelou que mais de dois terços da população mundial têm consciência do problema, e que os norte-americanos são os que menos pensam no assunto, apesar de seu país ser o maior emissor de gases do efeito estufa.

A pesquisa, que ouviu mais de 14 mil pessoas em 21 países e que foi encomendada pelo canal de TV BBC World, mostrou que a maior parte dos entrevistados acreditava que os EUA tinham uma parcela de culpa maior pelo problema do que outras nações.

"Mais de dois terços (68%) do mundo estão preocupados com as mudanças climáticas. Os sul-africanos (82%) e os brasileiros (87%) são os mais preocupados", afirmou um comunicado com os principais dados da pesquisa. Na outra ponta do espectro de ansiedade estão os norte-americanos (dos quais 57%preocupam-se com a questão) e os indianos (59%).

Quase todos os cientistas afirmam que as temperaturas da Terra estão se elevando devido a um acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, gases esses gerados na queima de combustíveis fósseis. O aquecimento pode provocar mais enchentes, secas e ondas de calor além de elevar o nível dos oceanos.

Segundo a pesquisa, realizada pelo grupo Synovate, dois terços de todos os entrevistados acreditavam que os EUA tinham mais culpa pelo problema. "No entanto, quase quatro de cada cinco norte-americanos pensam que nenhum país específico é o culpado", disse.

Os EUA são o maior emissor individual de gases do efeito estufa, respondendo por quase um quarto do total, e ficando à frente da China, da Rússia e da Índia. Em termos per capita, os norte-americanos são responsáveis por 20 toneladas de gases do efeito estufa por ano, contra uma média global menor do que 4 toneladas.

Ainda assim, a pesquisa descobriu que 22% dos cidadãos norte-americanos compraram ou planejavam comprar um carro menor -- a média mundial nesse quesito é de 20%. Em 2001, o presidente dos EUA, George W. Bush, retirou seu país do Protocolo de Kyoto, o maior tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate ao aquecimento da Terra.

Segundo Bush, o acordo faria diminuir a oferta de empregos nos EUA e errava ao eximir os países em desenvolvimento das metas compulsórias de emissão. O governo dele preferiu investir em tecnologias alternativas e nos biocombustíveis.


Matéria do Jornal da Globo de ontem [02/04]
Assustador é pouco.

Postar um comentário

0 Comentários