Scans

Voltando com os scans. :) Ainda sem meu amado Sonny [previsão que volte quinta]. Ainda não sei se vou conseguir salvar os arquivos que estão no meu hd. Muita coisa mesmo. Inclusive o banner do blog que provavelmente terei que fazer de novo. Scans, mp3, etc. Melhor não pensar nisso, senão eu choro. :(
O negócio é tocar o barco com o que tenho. Esses scans felizmente eu já tinha feito o up para o servidor. Tem de tudo um pouco. ;)


Águia Negra Magazine - 67
RGE
[Esse ainda no Mediafire]


Álbum do Fantasma
A Infância do Herói
EBAL - 1979
Scan by GibiHQ [eu acho]
Download

[também no Mediafire]


Brucutu 09
Saber - 1972
Scan by Geo

O Melhor De Hagar O Horrivel
L&PM - 1985
[essa eu acho que é do Rapadura]

Almanaque de Krypta
RGE
[Não consegui ler a data. Parece 1977]

Turma da Mônica
Superparque
Scan by PTKomics

O Vigilante Rodoviário - 09
Edições Outubro
[Não sei ao certo o ano. Mas é dos anos 60]
Download

Tem algo que eu gostaria de chamar a atenção. Vários desses clássicos são do período da ditadura militar no Brasil e sofreram com a censura da época. Alguns traços são bem nítidos. Por exemplo, prestem atenção na capa do Águia Negra. Há um selo de advertência. Para ser exato este aqui:


Seguido da frase:
Para maiores de 12 anos.

Isso não lembra nada?
É... como disse Walcyr Carrasco no Jô Soares.
"Eu tenho medo dessas coisas que vão acontecendo...
pequenas..."

Temos que ficar de olhos abertos porque é assim
que as coisas vão acontecendo. Um precedente aqui,
outro ali. Uma puxando a outra, como
uma bola de neve.

Já no Vigilante Rodoviário temos o 'arquétipo'
do policial bonzinho que por si só já é suspeito...rs
[me desculpem os fãs.
Concordo que é bem legal.
Aventura, suspense, mistério.
Um marco na cultura pop brasileira sem
sombra de dúvidas.
Mas não dá prá negar que é ufanista -
Mensagem nada subliminar - Autoridades são legais.
Crianças, obedeçam e sejam boazinhas]

Reparem no logo na capa: Escrito e Desenhado no Brasil
[não por coincidência o fundo é verde e amarelo]
E dá-lhe propaganda ufanista para ganhar a simpatia do povo,
manobrar as massas e esconder os problemas
do regime militar.

É por isso que eu acho o máximo revistas antigas.
Não são 'apenas' uma forma de expressão artística,
são verdadeiros documentos históricos.
Registros de eras passadas.
Comparar com o presente é inevitável,
pelo menos pra mim. :)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Hagar é muito bom...
    tenho o numero dois dets série aê
    que catei no Rock Comics...depois foi postada pelo RA

    ResponderExcluir