The Monkees - I´m A Believer



Para comemorar o 'retorno', um clássico! :)
Lembrei dessa canção quando a Globo exibiu Shrek 2 na segunda.
I´m Believer foi tema do primeiro Shrek. É a canção final que felizmente não foi dublada em português. Toda vez que assisto Shrek 2 dublado tenho que mudar o áudio para o original quando toca 'Holding Out For A Hero'. Dublado, não! Argh! Se a Bonnie Tyler estivesse morta com certeza se reviraria no túmulo.

Mas voltando a 'I´m Believer'. A canção foi composta por Neil Diamond! Sim!!! O 'Senhor-Hits' em pessoa! As músicas de Neil tinham uma peculiaridade bem curiosa. Isso pode parecer meio 'ofensivo' para os fãs do cara, mas suas canções costumavam ser mais legais cantadas por outros artistas do que por ele mesmo...rs

Lembram de 'Girl, You'll Be A Woman Soon' do Urge Overkill na trilha de Pulp Fiction? Pois é. É dele. Mais uma? 'Sweet Caroline' imortalizada por Elvis Presley. Dele também. :) A lista é imensa! Até Os Carbonos se davam bem com as músicas de Neil...rs 'Two-Bit Manchild' é uma das minhas canções favoritas de todos os tempos [na versão dos Carbonos].

O que acontece é que Diamond é um excelente compositor. Os arranjos de suas canções são magníficos. As melodias, lindas. A qualidade é absurda [e por isso tão bem 'coverizadas']. E Neil é um ótimo cantor também. Só que suas composições podem 'soar' bregas e melosas demais para algumas pessoas quando cantadas por ele. Daí talvez se explique esse 'fenômeno' de suas canções se darem tão bem com outros artistas e arranjos. Esse cara nasceu prá criar hits.

Outro sucesso dos Monkees também era de Neil: 'A Little Bit Me, A Little Bit You'.

I´m Believer alcançou o top das paradas em 1966. Muito graças ao programa de TV que apresentavam. Foi na verdade o segundo grande sucesso do grupo. O primeiro foi 'Last Train To Clarksville'.

Muita gente acredita que Diamond teria escrito essas canções especialmente para o grupo. Não é verdade. Ele escreveu para ele mesmo. Acontece que ambas foram lançadas pelos Monkees antes de saírem nos álbuns dele o que acabou sendo bom para ele já que começou a ser reconhecido não somente como cantor mas como compositor.

O divertido é que Neil nem sonhava que a música seria gravada pelos Monkees. Ele pensava que ela seria entregue a Eddy Arnold, um conhecido cantor Country. Para sua surpresa, Don Kirshner [empresário dos Monkees, Eddy e muitos outros] preferiu o famoso 'Pre-Fab Four'.

Os quatro 'músicos' [que na verdade eram comediantes] não tocam instrumento nenhum na canção...rs Isso fica bem fácil de perceber no vídeo. Mas a cantam de verdade. O 'baterista' Micky Dolenz ficou encarregado do vocal principal. Micky se dava bem. Cantava direitinho.

Michael Nesmith, o guitarrista da banda [o cara de toquinha] teria reclamado da canção para o produtor, o lendário Jeff Barry dizendo que 'Believe não era um hit'. A briga foi tão feia que Barry teria banido Nesmith do estúdio enquanto Micky Dolenz gravava o vocal.

Se isso foi verdade, Michael deve ter mordido a língua.
Quarenta anos depois, 'I´m Believer' ainda é um clássico embalando divertidas aventuras em reinos muito, muito, MUITO distantes. :)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Coloca alguma coisa sobre Phil Collins ,esse sim é (ou era ) o Senhor Hit dos anos 80 ,também ,tanto na carreira solo como no Gênisis,o teu Blog continua mandando ver ! Parabéns!!!

    ResponderExcluir