Luto para o cinema.


Pra esse aí eu tiro meu chapéu.....

Morreu na noite deste domindo, em Los Angeles, o especialista em efeitos especiais e maquiagem Stan Winston. Dizer que ele levou para casa três Oscar de efeitos visuais dá uma boa idéia da importância de Winston para o cinema hollywoodiano.
Winston nasceu em 7 de abril de 1946. Formado em Belas Artes, ele tentou começar sua carreira em Hollywood como ator, mas só conseguiu seu primeiro emprego como assistente de maquiagem na Disney. Foi em 1972 que ele fundou sua companhia, a Stan Winston Studio, através da qual encontraria o sucesso na década seguinte.
Depois de ganhar um Emmy por seu trabalho com efeitos especiais no telefilme Gargoyles, ele foi indicado ao Oscar em 1982 por Heartbeeps. Em 1984, ele trabalhou em O Exterminador do Futuro, de James Cameron (com quem fundaria, em 1993, a empresa Digital Domain). O caminho para a fama estava trilhado e foi em 1986, também trabalhando com Cameron, que ele ganhou seu primeiro Oscar por Aliens – O Resgate. Outras três estatuetas da Academia vieram com O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (uma pelos efeitos especiais e outra pela maquiagem) e Jurassic Park.
O Enigma do Outro Mundo, Edward Mãos de Tesoura, Batman – O Retorno, O Predador, Deu a Louca nos Monstros, Congo, Pequenos Soldados, A.I. Inteligência Artificial, Pearl Harbor... São tantos os filmes que contam com a mão de Winston em seus efeitos especiais, que fica difícil enumerar apenas os mais relevantes. Seu último trabalho foi o megasucesso Homem de Ferro, precedido por Constantine. Ele estava supervisionando a quarta parte de O Exterminador do Futuro e pretendia trabalhar em Jurassic Park 4 também. Além disso, produziria outros três filmes que ainda não começaram a ser rodados.
Winston deixa um filho, Matt Winston, que seguiu os passos do pai, mas conseguiu se firmar como ator. Ele pode ser visto em Zodíaco, Eu os Declaro Marido e... Larry, Pequena Miss Sunshine e na série John from Cincinatti, entre outros trabalhos na TV e no Cinema.
Stan Winston morreu em sua casa em Los Angeles, vítima de câncer. Ele tinha 62 anos.

Postar um comentário

0 Comentários