Canal Brasil vai exibir série de documentários sobre os quadrinhos no país

Preparando para gravar...

Uma ótima pedida para um segmento que nunca foi muito reconhecido dentro do Brasil. Ainda bem que as coisas parecem estar mudando.

De Ângelo Agostini à Turma da Mônica. Dos mestres do terror e do erotismo na década de 60 ao sucesso de Ivan Reis e Mike Deodato no exterior. De Henfil a Lourenço Mutarelli.

O Canal Brasil começa a exibir no dia 26 de agosto a série Quadrinhos, cinco programas produzidos no Brasil sobre os quadrinistas e as HQs nacionais. É o documentário mais amplo já realizado sobre o assunto no país.


A proposta é contar os destaques dos mais de 100 anos de histórias dos quadrinhos no país, que sempre consumiu muita HQ. Há entrevistas com Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli, Paulo Caruso, Ivan Reis, Ivan Cardoso e vários outros nomes importantes de várias vertentes da HQ nacional.

Cada programa aborda um aspecto da história. O primeiro, "A Nona Arte", vai dos primórdios dos quadrinhos, no século 19, à poderosa editora Ebal, de Adolfo Aizen, que liderou a produção nacional na década de 50. O segundo, "Os Mestres do Terror", destaca nomes como Nico Rosso, Rodolfo Zalla e Júlio Shimamoto, que produziram quadrinhos de terror, comédia e erotismo - e, mais importante, de sucesso - nas décadas de 50 a 70.

O terceiro programa, "A Turma do Infantil", aborda criações como a Turma da Mônica e Menino Maluquinho, grandes sucessos da HQ nacional. "Gibis, Drogas e Rock 'n Roll", o quarto programa, destaca os cartunistas que fizeram seu nome na ditadura militar e além, como Henfil, Ziraldo, Angeli, Glauco e Laerte, bem como o trabalho underground de Lourenço Mutarelli. Por fim, o último capítulo, "Capitão Brasil e sua Gangue", aborda os super-heróis nacionais como O Anjo, Capitão Sete, Judoka e outros - que levaram o país a ser um exportador de consagrados desenhistas de super-heróis.

A produção é da Ideograph. Os episódios serão exibidos a cada terça-feira, sempre às 21h. Já há previsão de uma seqüência à série, a ser exibida em 2009.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Caros amigos,
    Gostaria de saber se vocês gravaram esse documentário sobre Quadrinhos no Brasil, não pude fazê-lo e necessito de uma cópia para presentear um grande amigo. Vocês podem me ajudar?
    Obrigada.
    Wônia (w.khalil@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Wônia Khalil4/20/2011 10:09 AM

    Caros amigos,
    Gostaria de saber se vocês gravaram esse documentário sobre Quadrinhos no Brasil, não pude fazê-lo e necessito de uma cópia para presentear um grande amigo. Vocês podem me ajudar?
    Obrigada.
    Wônia (w.khalil@terra.com.br)

    ResponderExcluir