Neal Adams, Joe Kubert e Stan Lee reunidos numa HQ para ajudar uma sobrevivente do Holocausto

Uma grande injustiça reuniu três grandes nomes dos quadrinhos norte-americanos, Neal Adams, Joe Kubert e Stan Lee, numa HQ para ajudar Dina Gottliebova Babbitt, uma sobrevivente do Holocausto.


A Sra. Babbitt, atualmente com 85 anos de idade, esteve dois anos internada no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial, e sobreviveu graças ao seu talento artístico, pintando retratos em aquarelas para o Dr. Josef Mengele, o médico que decidia quem seria executado e quem iria fazer trabalhos forçados (conhecido entre os prisioneiros de Auschwitz como o "Anjo da Morte", também ganhou notoriedade por seus experimentos com seres humanos. Ele se refugiou no Brasil após a guerra e morreu em 1979).

Mengele estava insatisfeito com as fotografias tiradas dos ciganos, que seriam usadas para provar a "inferioridade" deles, e pediu à Sra. Babbitt que pintasse retratos dos ciganos, para melhor capturar o tom da pele.

Parte de suas pinturas sobreviveu à guerra e se encontra hoje exposta no Museu Memorial de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

Apesar dos pedidos da Sra. Babbitt para reaver seus quadros, o museu tem se negado a atendê-la. Segundo a entidade, as obras foram adquiridas ao longo dos anos, de outros sobreviventes de Auschwitz, e são uma prova importante do genocídio nazista.


Em 2006, 450 desenhistas assinaram uma petição para que o museu devolvesse as pinturas. Foi quando Rafael Medoff, diretor do Instituto David S. Wyman, que estuda o Holocausto, se encontrou com Neal Adams. O atual projeto surgiu deste encontro.

Adams leu o resumo da petição e decidiu que poderia ser adaptado como uma HQ de seis páginas. A história tem roteiro de Medoff; desenhos e parte da arte-final feitos por Neal Adams; conta com a colaboração de Joe Kubert, na arte-final; e tem uma introdução de Stan Lee.

A história já foi oferecida para a Marvel e para a DC, embora nenhuma das companhias tenha até o momento tomado uma decisão sobre sua publicação.

Após a guerra, a Sra. Babbitt mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, e trabalhou por mais de 17 anos com animação em grandes estúdios, como a MGM e a Warner Bros, desenhando personagens como Ligeirinho e Patolino.

Espera-se que essa nova iniciativa faça com que o museu finalmente devolva as pinturas a Dina Babbitt.

A história (em inglês) pode ser lida aqui, em formato PDF.

Postar um comentário

0 Comentários