Projeto Olímpico

Olá pessoal...

Estamos para começar um projeto aqui no blog com a ajuda do pessoal do O Planeta é Nosso (muito obrigado pessoal). Onde um tema por mês será abordado de forma mais específica. Por exemplo, este mês iremos falar de Olimpíadas.

Não se preocupem, pois o blog não irá virar uma filial de notícias esportivas. Iremos falar sobre músicas, filmes, documentários, quadrinhos, especiais... Enfim, tudo o que falamos normalmente por aqui, mas desta vez mais ligados ao tema olímpico.

Bem, para inaugurar estas postagens vou escrever muito rapidamente sobre a história das Olimpíadas.

Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como Olimpíadas, são um evento que ocorre a cada quatro anos e reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em vários esportes como, por exemplo, Atletismo, Natação e Ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado).


Tradicionalmente costuma-se afirmar que os primeiros Jogos realizaram na Grécia Antiga no ano 776 A..C., como uma importante celebração e tributo aos deuses. Tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 D. C., por serem uma manifestação pagã.

Porém, em 1896, um aristocrata francês, Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas (ou pelo menos o que se acreditava ser o espírito, mas sobre isso falarei mais tarde), que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.


Dada a importância e a visibilidade dos Jogos para o mundo, eles infelizmente acabaram sendo utilizados como espaço para confrontos políticos. Alguns dos piores acontecimentos ocorridos foram o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelense foram feitos reféns por extremistas palestinos e os boicotes durante a Guerra Fria, aos Jogos de 1980 e 1984, pelo bloco de países soviéticos e pelos Estados Unidos, respectivamente.


Mas no entanto nem tudo parece perdido, um exemplo de aproximação e reconciliação entre os povos (de que os Jogos Olímpicos pretendem ser símbolo), foi o fato de a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, participaram nos Jogos de Sydney em 2000 e de Atenas em 2004 desfilando nas cerimônias sob uma única bandeira.

A esperança é de que este sentimento de igualdade acabe levando o governo chinês (onde as Olimpíadas estão sendo disputadas em 2008) a aumentarem em seu país as leis de direitos humanos, direitos ambientais e sociais. Em minha opinião, o governo chinês deveria reconhecer não somente a independência do Tibet e de outras províncias chamadas “revoltosas” como diminuir em muito as perseguições políticas e depredações ambientais em seu país, mas isso não interfere na questão de superação dos limites humanos buscados pelos atletas (que no final das contas são os mais prejudicados por todo este cenário). Digo isso pois algumas pessoas podem tender a ver as conquistas destes atletas como “menores” devido ao sistema político do país sede dos jogos.


Existem também as Olimpíadas de Inverno (que começaram a ser feitas em 1924) e as Jogos Paraolímpicos (que se iniciaram em 1960).


Nas Olimpíadas de Inverno obviamente são disputados esportes de inverno e nos Jogos Paraolímpicos as modalidades esportivas são disputadas por atletas portadores de necessidades especiais físicas ou mentais. Claro que também existem as Paraolimpíadas de Inverno (criadas em 1976).


Um esclarescimento sobre as Paraolimíadas é de que elas recebem este nome por serem disputadas paralelamente às Olimpíadas, e não devido a serem disputados por atletas com necessidades especiais.

Agora alguns vídeos sobre olimpíadas.

Felizmente outras coisas também marcaram as aberturas e encerramentos dos jogos de Moscou e Los Angeles.

John Williams regendo a orquestra na abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984.



Melhores momentos das aberturas dos Jogos desde Moscou (1980) até Barcelona (1992).



Melhores momentos das aberturas dos Jogos desde Atlanta (1996) até Atenas (2004).

Postar um comentário

1 Comentários

  1. uma mais ou menos contribuição, se perigar vcs já viram:

    http://br.youtube.com/watch?v=Yr5ZWYRaAyw

    clip muiscal das olimpiadas de 2008 com arte do Jaime Hewllet (de Gorillaz e da desmiolada Tank Girl)

    ResponderExcluir