Quadrinhos no canal Brasil



Uma notícia interessante para quem quer ter uma noção da saga das HQs no Brasil.
(Original no Universo HQ).
Estréia em agosto no Canal Brasil a série Quadrinhos. Produzida pela Ideograph e dirigida por Eduardo Calvet, ela conta em cinco episódios semanais a trajetória das histórias em quadrinhos no país.
O episódio de estréia tem 26 minutos e será exibido em 26 de agosto, às 21h, com reprises em 27 de agosto às 15h30min e em 30 de agosto às 12h. Entre as curiosidades do programa, está a indústria de quadrinhos brasileira, que já teve vendas de 5 milhões de cópias de heróis e monstros desenhados em nosso país.
Os heróis terão destaque, como o mascarado verde e amarelo Judoka, de Pedro Anísio, imortalizado no traço de Floriano Peixoto, cuja revista chegou a passar do número 50 e teve um filme trash feito nos anos 70, estrelado por Pedro Aguinaga e Elisângela.
Entrevistas com historiadores, pesquisadores, editores, escritores e desenhistas, que viveram a história dos quadrinhos no Brasil, entre eles Ziraldo, Mauricio de Sousa, Angeli, Paulo Caruso, Ivan Reis, Lourenço Mutarelli, Ivan Cardoso, Moacy Cirne, Sidney Gusman, Marcelo Campos e muitos outros.

Os episódios:

A Nona Arte - dia 26 de agosto às 21h: As editoras e revistas que deram início a tudo, como O Tico-Tico, Suplemento Juvenil, O Globinho, a história da Ebal de Adolfo Aizen e mais.
Os Mestres do Terror - dia 02 de setembro às 21h: O "boom" das histórias em quadrinhos de terror que ocorreu nas décadas de 1950 a 1970, com o surgimento de desenhistas e ilustradores como Nico Rosso, Rodolfo Zalla e Júlio Shimamoto. A ligação ente o terror e o erotismo, e a figura mítica de Carlos Zéfiro.
A Turma do Infantil - dia 09 de setembro às 21hs: O universo infantil, que se consolidou como a verdadeira indústria dos quadrinhos brasileiros, com nomes como Guttemberg Monteiro, Ziraldo e Mauricio de Sousa.
Gibis, Drogas e Rock´n Roll - dia 16 de setembro às 21hs: A influência da tradição cartunista na época da ditadura militar e seus reflexos nas gerações posteriores, com artistas como Henfil, Ziraldo e os irmãos Caruso e sua contundente crítica política. Surge a geração da Chiclete com Banana com Angeli, Glauco e Laerte.
Capitão Brasil e sua Gangue - dia 23 de setembro às 21hs: Os heróis brasileiros, como O Anjo, Capitão Sete, Judoka, Jerônimo e outros que povoaram o imaginário dos leitores de quadrinhos durante as décadas de 40 a 60. E desenhistas brasileiros que trabalham nos EUA.

Postar um comentário

0 Comentários