Táxi Para a Escuridão - 2007





Táxi Para a Escuridão (Taxi to the Dark Side 2007)

Aqui, no Cinéfila por Natureza, já falamos bastante a respeito de como os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 não só mudaram o mundo, como influenciaram uma série de livros e filmes sobre o que havia ocorrido ali. O documentário vencedor do Oscar 2008 “Táxi Para a Escuridão”, do diretor Alex Gibney, é mais um desses "filhos do atentado" e dialoga muito mais com filmes como “O Suspeito”, de Gavin Hood, já que tem uma história que versa sobre como os direitos constitucionais foram modificados de forma que o governo Bush pudesse ter subsídios em sua guerra contra o terror.

O título do documentário é uma referência direta ao que aconteceu com o taxista Dilawar, que, em 2002, saiu de sua casa, no Afeganistão, para trabalhar e foi entregue por milícias afegãs ao Exército norte-americano. Levado para uma prisão local, Dilawar morreu poucos dias depois devido às técnicas alternativas de interrogatório – ou seja, tortura física e psicológica. O laudo da autópsia indicou como causa da morte: homicídio.

Quem são os culpados pelo que aconteceu com Dilawar? É a partir do caso do taxista que "Táxi Para a Escuridão" destrincha tudo o que acontece por trás das prisões do terror, como Abu-Ghraib e Guantánamo; e mostra, principalmente, como o governo de George W. Bush modificou a própria Constituição do país de forma que a tortura passasse a ser um instrumento legítimo em busca de informações que possam ser úteis à guerra contra o terror – a ironia é que, quem pagou o pato no caso de Dilawar, foram os peixes pequenos (os soldados que acataram as ordens vindas de cima), enquanto que aqueles que têm o poder continuam por aí.

Mahatma Gandhi, talvez, o mais pacífico dos lutadores, falou uma certa vez que, se o homem fosse seguir à risca a política do “olho por olho, dente por dente”, ele já teria se tornado um cego. Aqueles que concordam com as práticas adotadas em prisões como as de Guantánamo e Abu-Ghraib falam do sentimento de vingança. Mas, esta é uma tese que vem abaixo quando “Táxi Para a Escuridão” reproduz aquela que é a voz mais sensata no meio de tanta “loucura”: a do Senador do Partido Republicano e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, John McCain, que fala que os terroristas podem ser seres humanos execráveis, mas nada justifica a perda da dignidade e a humilhação. Quer fazer o que é correto? Prenda-os, construa um caso e os julgue num tribunal.

Cotação: 8,0

Taxi to the Dark Side, EUA, 2007
Diretor(es): Alex Gibney
Roteirista(s): Alex Gibney
Com as aparições de: Alex Gibney, Brian Keith Allen, Moazzam Beg, Willie Brand, George W. Bush, Dick Cheney, Jack Cloonan, Damien Corsetti, Thomas Curtis, Greg D'Agostino, Carlotta Gall, Tim Golden, Gita Gutierrez, Scott Horton, John Hutson

http://cinefilapornatureza.blogspot.com/2008/02/txi-para-escurido-taxi-to-dark-side.html

Postar um comentário

0 Comentários