Atlantis levará lasca da macieira de Newton ao espaço

Quando for lançado na próxima sexta-feira, dia 14, o ônibus espacial Atlantis estará levando um objeto inusitado na bagagem: um pedaço da árvore de onde caiu a maçã que inspirou Isaac Newton a elaborar a teoria da gravidade.
O pedaço de madeira, que fica no museu da Royal Society, em Londres, foi entregue ao astronauta Piers Sellers, que o levará para o espaço.
A viagem é parte da comemoração dos 350 anos da Royal Society.

Maçã de Newton

"Eu estou absolutamente certo de que Sir Isaac adoraria ver isto, já que poderia provar que sua primeira lei do movimento está correta," disse Sellers. "Vou deixá-la flutuar um bocado."
Isaac Newton, físico e matemático, é reconhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos.
Ele teria contado a história da queda da maçã, que teria então inspirado sua teoria da gravitação, a William Stukeley. O mundo ficou sabendo dela justamente pela biografia de Newton escrita por Stukeley.

Atração da matéria

Na história, Newton afirma ter-se inspirado em uma maçã que caiu em seu jardim para estudar a gravitação.
"Porque é que aquela maçã caía sempre de forma perpendicular, pensou... Porque é que não caía para o lado ou para cima? Mas sempre para o centro da Terra? Certamente que a razão é que a Terra a atrai. Deve haver um poder de atração na matéria", escreveu William Stukeley.
Ao final da missão de 12 dias do Atlantis, a lasca de macieira deverá ser trazida de volta.
A árvore de onde a lasca foi retirada continua viva, em Woolsthorpe Manor, Lincolnshire. Ela caiu em 1820, mas "criou raízes onde o tronco atingiu o chão," segundo o site "National Trust", que dá informações sobre lugares históricos da Grã-Bretanha.

Postar um comentário

0 Comentários