Editora Abril surpreende e revela coleção Clássicos da Literatura Disney!

Vintage69 recomenda!





A Editora Abril revelou hoje seus planos para a comemoração de 60 Anos da publicação Pato Donald, a primeira revista da editora. E que surpresa mais do que agradável! O que vocês estão vendo acima são as duas primeiras capas de uma coleção chamada “Clássicos da Literatura Disney”, que irá durar 20 deliciosas edições, com histórias inéditas e republicações, com a temática que o próprio se auto-explica. E conteúdo é que não falta, pois já é tradição dos quadrinhos Disney este tipo de roterização de grandes clássicos vividos pelos personagens da casa. Paulo Maffia, da Abril, revela um pouco mais da coleção:
Clássicos da Literatura Disney é uma coleção histórica que celebra os 60 anos de O Pato Donald, a mais bem-sucedida revista em quadrinhos já editada no Brasil. Lançada em 1950 e publicada sem interrupções desde então, O Pato Donald ocupa um cantinho especial no coração dos brasileiros e tem um lugar de honra na história da imprensa brasileira por ter sido a primeira revista da Abril, hoje um dos grupos de comunicação mais influentes da América Latina. Muitas das histórias em quadrinhos que saíram em O Pato Donald estão nesta imperdível coleção, que também traz aventuras totalmente inéditas. Os personagens Disney, tão conhecidos do público, se apresentam aqui em divertidas situações inspiradas nas obras dos maiores gênios da literatura mundial. O resultado não poderia ser outro: cultura, informação e – claro! – horas de entretenimento para toda a família, na melhor tradição de Walt Disney.
Simplesmente fabulosa idéia. Na verdade, a coleção já existe no estrangeiro. Surgiu na Itália em 2006, chamada por lá de “I Classici della Letteratura” e durou 30 edições de 200 páginas cada. Veja a galeria de capas desta versão clicando aqui. E depois foi a vez da Espanha readaptar a coleção, em 2008, e aí rolaram algumas modificações. A coleção pulou de 30 edições da versão italiana para 40 edições! O volumes espanhois perderam algumas páginas de textos e artigos, passando a ter entre 150 à 160 páginas, mas novos volumes e capas surgiram. Dê uma olhada na galeria de capas da versão espanhola neste link. Show!
Aparentemente, pelo que posso presumir, é que a versão brasileira terá a mesma estrutura da versão da Espanha. Infelizmente não teremos todos os 40 volumes. O anuncio feito pela Abril menciona apenas 20 volumes. Na minha opinião, como trata-se de um especial voltando ao Donald e a família Pato, os volumes com o camundongo Mickey, acabou caindo fora da versão brasileira. O que é uma tristeza danada, porque sou fã das aventuras de literatura com o Mickey produzidas na Itália. Só me resta ficar na torcida para que a coleção faça um sucesso e que a Abril futuramente resolva trazer o restante dos volumes por aqui. Tem um volume espanho, nº 33, que tem uma aventura com o Indiana Pateta com absurdas 100 páginas com o tema da fábula da ilha de Atlântida. (veja) Adoraria ver esse volume aqui, já que também sou fã doente do Indiana Pateta.
Nem todas as informações ainda foram divulgadas, como preço e distribuição. O blog Planeta Gibi, fez contato com o Paulo Maffia e conseguiu algumas informações extras. A Editora Abril está preparando para o primeiro volume da coleção, um brinde fabuloso: O fac-símile da primeira edição de O Pato Donald, totalmente fiel ao original. Veja a imagem que fecha o post. O lançamento da coleção deve começar entre Junho e Julho e a Abril promete que será SEMANAL. CA-RA-CA! Os volumes brasileiros terão entre 120 à 160 páginas, dependendo do volume e das histórias, e assim como toda coleção de luxo da Disney, terá páginas extras com informações sobres as obras na qual as histórias se baseiam e curiosidade sobre as mesmas. O formato entretanto não será americano, mas também não será formatinho, e sim um novo tamanho, na qual o Planeta Gibo chamou de tamanho “livro”, maior que um gibi e menor que um americano. Considerando que há vários tamanhos de livros hoje em dia, imagino que seja realmente um meio termo entre os formatos. Não vou reclamar disso, afinal, isso deve auxiliar no preço, o que vem bem a calhar, já que estamos falando de uma luxuosa coleção com lançamento semanal. Meu bolso agradece se isso acontecer. Até que mais detalhes saiam, fico apenas nos palpites.
E para quem não aguenta republicações, vale ficar animado porque a maior parte das histórias dessa coleção nunca foram publicadas no Brasil, tendo como base a versão da Espanhal. Pegue por exemplo estes dois primeiros volumes. São três histórias em cada um, sendo que 5 são inéditas por aqui. Apenas a história O Fantasma de Canterville foi publicado por aqui, num especial da revista Tio Patinhas e isso aconteceu em 1991, sem nunca ganhar uma republicação. E lembrando a coleção vem recheada de histórias grandes de 30 à 80 páginas dependendo da mesma, que dificilmente encaixariam nas revistinhas normais da Disney, que possuem poucas páginas. Já disse que achei fabulosa a iniciativa? XD
Assim que mais informações forem reveladas, volto a falar da coleção por aqui. E podem esperar reviews especiais de cada um aqui no Portallos. Porque não vou perderia essa coleção por nada no mundo. :)

http://www.portallos.com.br/2010/04/06/editora-abril-surpreende-e-revela-colecao-classicos-da-literatura-disney-o-pato-donald-60-anos/

Postar um comentário

0 Comentários