Filmes Clássicos - Fúria de Titãs - 1981

O Primeiro e único Fúria de Titãs!!! :D

Imagino que vocês já estejam pensando 'lá vem o velho discurso contra as novas adaptações'. Muito pelo contrário. Sempre fui [e sou] favorável a novas interpretações. Não sou do tipo que fica exaltando coisas do passado por mero saudosismo. Mas acontece que, infelizmente, na maioria das vezes, as releituras deixam a desejar. E geralmente o 'culpado' é um roteiro ruim. É uma pena que filmes como o novo Fúria de Titãs, com todos os recursos financeiros e tecnológicos atuais se percam em roteiros simplistas, superficiais e equivocados.

Uma coisa que me incomoda profundamente nos épicos modernos [nesse em especial] é a cristianização da mitologia grega. É algo já tão enraizado na cultura ocidental que não vi nenhum crítico comentar o assunto. Até porque eles mesmos carecem de embasamento teórico para isso. O que é uma pena. Particularmente irritante é a relação Hades/Lúcifer e mais uma série de coisinhas. Por exemplo, Hades nem aparece no filme original. A inimiga de Perseu é Hera que perseguia todos os filhos bastardos de Zeus.

O Fúria de 1981 também sofre com interpretações modernas, mas não tanto assim. Afinal, cinema não é história. É arte e entretenimento. Porém, acredito que necessariamente a arte não precisa destruir a história [ou mitologia] para ser arte. Coisa que acontece 'direto' hoje em dia. Na minha opinião, um exemplo moderno de como isso pode ser feito é a saga de Percy Jackson. Educa e diverte ao mesmo tempo.

Fúria de Titãs original pode não ser perfeito [não é], mas ainda é muito superior ao de 2010 e com certeza merece ser assistido. Como diz o velho ditado 'um rei nunca perde a majestade'. :)
Destaque, claro, para as incríveis criaturas de Ray Harryhausen. Enjoy!

Filme completo dublado.



Sinopse:

Você se lembra das terras onde o ciclope vaga (Simbad e a Princesa), esqueletos lutam (Jasão e o Velo de Ouro) e cavaleiros laçam dinossauros? Estas figuras fazem parte do universo de Ray Harryhausen, o mestre dos efeitos que também está por trás de Fúria de Titãs. Deuses no Olimpo, terríveis monstros mitológicos e heróis mortais fazem deste espetáculo de imaginação uma aventura imperdível. Harry Hamlin é Perseu, o filho mortal de Zeus (Laurence Olivier), que luta para salvar a vida da princesa Andrômeda (Judi Bowker) do monstro marinho Kraken. Para tal, ele precisa de uma arma tão letal quanto difícil de conseguir: a cabeça de Medusa! Acompanhado de um grupo de corajosos guerreiros e montado no fabuloso Pegasus, o cavalo alado, Perseu parte em uma aventura sem precedentes pelas terras fantásticas da mitologia grega.

Para maiores informações acesse o site da wikipedia.

Postar um comentário

0 Comentários