Show do grupo U2 na Rússia acaba com prisões

A polícia russa evacuou na noite desta terça-feira (24) as tendas de campanha do Greenpeace e da Anistia Internacional, prendendo ativistas durante um show do grupo irlandês U2 em Moscou, no qual o vocalista Bono cantou com uma estrela do rock russo anti-Kremlin, informaram testemunhas nesta quinta-feira (26).

Ivan Blokov, militante do Greenpeace, foi quem divulgou o fato à AFP.

- As tendas de campanha da Anistia Internacional, do Greenpeace e da The One Campaign (dedicada ao combate à Aids) foram evacuadas pela polícia, que não autorizou os ativistas a coletarem assinaturas ou falarem com as pessoas. Vários militantes da Anistia foram detidos.

Blokov indicou que sua iniciativa havia sido informada e autorizada pelos organizadores do show. Segundo a polícia, os organizadores foram levados à delegacia para uma conversa profilática. Um agente policial explicou a ação à agência de notícias Interfax.

- Explicamos a eles que os shows e as ações políticas são duas coisas diferentes, ninguém foi detido.

Cerca de 80.000 pessoas assistiram nesta quarta-feira (25) ao show do U2 em Moscou, durante o qual Bono Vox dividiu o palco com Yuri Shevchuk, líder do grupo de rock russo DDT, conhecido por suas posições contra o governo.

Shevchuk e outros artistas, além de ecologistas e defensores dos direitos humanos, escreveram a Bono antes de seu encontro com o presidente russo nesta terça-feira (24), pedindo que ele chamasse a atenção de Dmitri Medvedev para as violações das liberdades na Rússia.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Postar um comentário

0 Comentários