Alguns dinossauros eram 10% mais altos do que se imaginava

Cientistas das universidades de Missouri e Ohio, nos EUA, descobriram que os dinossauros tinham camadas grossas de cartilagem em suas juntas, o que significa que podem ter sido consideravelmente mais altos do que se imaginava até hoje. O estudo sai no periódico científico PLoS ONE (Public Library of Science).

As terminações de ossos longos, como fêmur e tíbia, de muitos dinossauros, eram arredondadas e ásperas, e não tinham estruturas de articulação como côndilos (protuberâncias articulares arredondadas em um sentido e achatadas em outro), explica Casey Holliday, principal autor do estudo e professor de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Missouri.


“Isso indica que cartilagens muito grossas articulavam essas estruturas, e portanto constituíam as juntas em si, e teriam adicionado altura significativa a certos dinossauros”, diz Holliday. Com o trabalho, a altura dos dinossauros seria reajustada para cima em no mínimo 10%.Holliday e Lawrence Witmer, professor de anatomia da Escola de Medicina Osteopática da Universidade de Ohio, analisaram avestruzes e crocodilos, os parentes modernos mais próximos dos dinossauros, e então estudaram os membros de diferentes dinossauros, incluindo o tiranossauro rex, do alossauro (bípede carnívoro), do braquiossauro (que chegava a 50 toneladas de peso) e do triceratope (que tinha corpo atarracado, com até 9 metros de comprimento e cerca de 5 toneladas, cabeça dotada de um par de cornos acima dos olhos e um corno único entre as narinas).

A equipe então verificou que os membros de crocodilos e avestruzes incluíam entre 6% e 10% de cartilagem. Usando um “fator de correção”, Holliday determinou que a maioria dos terópodes, como o tiranossauro rex, seriam modestamente mais altos enquanto saurópodes, como o triceratope e o braquiossauro, devem ter sido 10% mais altos – ou ainda além disso.

“O estudo é significativo porque mostra que os ossos não podem sempre falar por si mesmos”, diz Witmer. “Para entender como os dinossauros se moviam, precisamos analisar os ossos na perspectiva de como estavam dentro dos corpos, incluindo sua cartilagem.”

G1

Postar um comentário

0 Comentários