Dino de Laurentiis (1919-2010)

O lendário produtor de cinema italiano, Dino de Laurentiis, morreu hoje em Los Angeles, aos 91 anos de idade.

Em seu país natal, Dino, a partir do final da década de 1940, produziu longas que incluem vários clássicos do neorrealismo italiano dirigidos por Federico Fellini. Nos anos 1960 passou a dedicar-se a produções internacionais de maior apelo comercial, como Barbarella (1968). Na década de 1970 ele mudou sua base de operações para os EUA, onde na Carolina do Norte fundou seu próprio estúdio, o DeLaurentiis Entertainment Group – DEG.

Dessa fase pertencem filmes como Serpico, Desejo de Matar, Os Três Dias do Condor, King Kong (a versão de 1976) e Orca, a Baleia Assassina. Na década de 1980 vieram longas de ficção científica e fantasia como Flash Gordon, Conan, o Bárbaro e Duna. Em 1986 levou às telas o primeiro filme do psicopata Hannibal Lecter (Caçador de Assassinos), criado pelo escritor Thomas Harris, e posteriormente as continuações de O Silêncio dos Inocentes (1991), que não foi por ele produzido.

De Laurentiis deixa seis filhas e a viúva Martha De Laurentiis, com quem se casara um ano após a morte de sua primeira esposa, a atriz italiana Silvana Mangano. Em seus 60 anos de carreira cinematográfica seus filmes receberam 38 indicações ao Oscar, sendo que Dino recebeu o prêmio honorário em 2001.

Scifibr

Postar um comentário

0 Comentários