Arqueólogos encontram texto mais antigo da Europa

Image634382641087797041Uma tábua de cerâmica com mais de 3.000 anos, com o texto (decifrável) mais antigo da Europa, foi encontrada em um sítio arqueológico do Peloponeso, na Grécia, informou nesta terça-feira (5) um arqueólogo da Universidade do Estado do Missouri, nos Estados Unidos.

O arqueólogo Michael Cosmopoulos disse que a tábua foi uma grande surpresa. 

- Essa tábua sugere que a escrita é muito mais antiga do que se acreditava até o momento.

Ao que parece, trata-se de um "documento financeiro" procedente de uma cidade da antiga região de Messênia.

A tábua de cerâmica foi descoberta em escavações na colina de Iklena, aldeia de Messênia, 300 km a sudoeste de Atenas.

O objeto tem um século a mais que as tábuas já descobertas até o momento, destacou o arqueólogo.

- Trata-se da placa de argila cozida [com escrita] mais antiga já descoberta na Grécia, o que a torna a mais antiga da Europa. Em um dos lados da tábua figuram nomes e cifras, e do outro lado um verbo relativo à confecção.

A inscrição está em Linear B, uma escrita utilizada pelos micênios da idade do bronze (por volta de 1.600 anos antes de Cristo), na época da Guerra de Troia descrita na obra Ilíada, de Homero.

As escavações, sob a supervisão da Escola de Arqueologia de Atenas, começaram em 2006 e já revelaram ruínas de uma enorme estrutura com grandes muralhas de uma época entre 1.550 a.C. e 1.440 a.C.

Segundo Cosmopoulos, o local foi destruído provavelmente no ano de 1.400 a.C, antes de ser invadido pelo reino de Pilos, cujo rei, Nestor, é mencionado na Ilíada.

R7

Postar um comentário

0 Comentários