iPhone sabe exatamente onde você foi

Image634389208783874896O seu iPhone é mais esperto do que você poderia supor. O smartphone mantém um registro detalhado de todos os lugares nos quais você esteve, possivelmente com informações de mais de um ano de idade. É o que nos revela o jornal Guardian, citando dois pesquisadores de segurança da informação como fontes.

Informações de latitude e longitude, que basicamente dizem onde o seu aparelho esteve baseando-se no sistema de GPS, ficam armazenadas em um arquivo oculto do iOS. De acordo com os pesquisadores, isso é possível desde a atualização da plataforma móvel da Apple para a versão 4, em meados de 2010.

Esse arquivo é copiado para o computador toda vez que o iPhone é sincronizado com o iTunes. A partir daí, qualquer pessoa curiosa poderia usar as informações de latitude e longitude para determinar o que o dono do iPhone anda fazendo antes de chegar (atrasado, claro) em casa.

De acordo com o jornal, esse “recurso” está disponível apenas no iPhone — donos de iPods Touch e iPads estão a salvo, ao que tudo indica. Os pesquisadores até criaram um aplicativo especial que ajuda a ler os dados armazenados no smartphone.

O Google Android também foi investigado para determinar se armazena informações de localização geográfica. Até o momento não temos nenhum relato de que o sistema do Google espione os seus usuários dessa forma. :P

É importante deixar claro que o arquivo fica salvo no smartphone e depois é sincronizado com o PC, mas em nenhum momento suas informações são enviadas para a Apple ou qualquer outra empresa.

Tecnoblog

Postar um comentário

0 Comentários