Museus dos EUA disputam ônibus espaciais que serão aposentados

Image634372257159565581A aposentadoria da frota dos ônibus espaciais da agência espacial americana criou uma corrida entre os museus dos Estados Unidos para ver quem vai ficar com pelo menos um deles.

O anúncio oficial deve ocorrer na data provável de 12 de abril, cabendo ao administrador Charles Bolden, da Nasa, a escolha do melhor lugar.

Ele tem a consultoria de uma equipe que atualmente avalia quais museus podem receber uma das quatro espaçonaves --o Discovery que voltou recentemente à Terra, depois de uma missão em março; o Endeavour que está programado para ir ao espaço em 19 de abril; o Atlantis, em 28 de junho, e o protótipo Enterprise.

As primeiras candidaturas dos museus interessados em ter os ônibus espaciais como parte de seu acervo começaram a ser enviadas em 2008.

De lá para cá, oito desistiram e atualmente 21 locais concorrem, entre museus, centros de ciência e de visitantes.

Não é pouco, se se considera as medidas físicas necessárias para abrigar uma nave monumental. Somente o Museu Espacial do Instituto Nacional Smithsonian, em Washington-DC, possui infraestrutura já pronta, enquanto as demais apresentaram propostas, noticia o site Space.com.

Folha.com

Postar um comentário

0 Comentários