Pioneiros do espaço lembram Gagarin 50 anos depois

Dia histórico!!! Aguardem post especial sobre Gagarin ainda hoje! Winking

Image634381673065330900Pioneiros de dois voos espaciais durante a Guerra Fria se reuniram nesta segunda-feira em Moscou para lembrar, 50 anos depois, a conquista do russo Yuri Gagarin, primeiro ser humano a realizar uma viagem espacial, marcando assim o maior êxito da União Soviética sobre os Estados Unidos.

Participaram do encontro um colega de Gagarin, Alexei Leonov, primeiro humano a caminhar no espaço, Thomas Stafford, comandante da primeira missão espacial conjunta entre Estados Unidos e a URSS (Apollo-Soyuz), Valentina Tereshkova, primeira mulher a viajar ao espaço, e o primeiro astronauta chinês, Yang Liwei, entre outros.

A Rússia decidiu comemorar com grande pompa o aniversário da viagem espacial de Gagarin. O voo de 108 minutos realizado no dia 12 de abril de 1961 pelo jovem astronauta de 27 anos a uma altitude variável de 175 a 380 km ainda é motivo de orgulho para os russos, duas décadas após a queda da URSS. E a morte de Gagarin em um acidente de avião, em 1968, aumentou ainda mais seu status de figura mítica.

Terra

Postar um comentário

0 Comentários