Astérix apareceu pela primeira vez em Portugal há 50 anos

Obrigado ao amigo David do Cine31 pela dica. Alegre

Image634400906235370492Astérix, o irredutível guerreiro gaulês, apareceu pela primeira vez em Portugal nas páginas da revista Foguetão a dia 04 de maio de 1961, cumprem-se hoje 50 anos, "por tutatis!". Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar as aventuras do pequeno gaulês e do seu amigo Obélix na defesa da irredutível aldeia contra as tropas romanas de Júlio César com a ajuda de uma poção secreta.

René Goscinny e Albert Uderzo deram a conhecer o universo de Astérix  a 29 de Outubro de 1959, nas páginas da revista francesa Pilote, e dois  anos depois aparecia traduzido e publicado em português. 

Além de Astérix e Obelix, entre as personagens que povoam o imaginário  criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda o druída Panoramix, o bardo  Cacofonix ou o pequeno cão Ideiafix.  Além da Foguetão, as histórias foram ainda publicadas nas páginas do  Cavaleiro Andante, do Zorro e do Tintin.  A primeira história de Astérix foi publicada depois em álbum em Portugal  em 1967: "Astérix, o Gaulês".  A parceria entre Goschinny e Uderzo durou até 1977, quando morreu o  argumentista. 

Uderzo decidiu continuar as histórias de BD assumindo a escrita e o  desenho, mantendo na capa o nome do parceiro de sempre nesta aventura literária.

Atualmente, Astérix ainda é uma das personagens de banda desenhada de  maior sucesso com mais de 300 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo  e disponíveis em mais de uma centena de línguas e dialetos, incluindo o  mirandês, além de várias adaptações para cinema. 

À margem da ficção, a realidade tem sido bem mais polémica, com disputas  em tribunais pelos direitos da milionária coleção e o fisco francês a exigir  este ano a Uderzo mais de 200 mil euros, considerando-o apenas ilustrador  e não co-autor dos 24 álbuns iniciais. 

Em Portugal, a editora ASA tem sido nos últimos anos a responsável pela  publicação das histórias de Astérix, tendo procedido à reimpressão de 22  álbuns e a edição de novos títulos. 

Fonte do grupo editorial Leya disse à agência Lusa que, para assinalar  os 50 anos da publicação, serão editados livros sobre as principais personagens.

A chancela está ainda a preparar o lançamento do site Astérix em Portugal,  que deverá estar disponível na Internet em junho.

SIC Online

Postar um comentário

0 Comentários