DC Comics processa fabricante de batmóveis

Image634411355504809642Até recentemente, se você quisesse ter um carro igual ao Batmóvel, podia pegar seu telefone vermelho e ligar para o mecânico californiano Mark Towles, do Gotham Garage. Ele fazia carros iguais ao do Batman sob encomenda. Não mais: ele foi processado pela DC Comics e pode ter de pagar até US$ 750 mil em multas por infringir o copyright, segundo o Hollywood Reporter.

De acordo com o processo movido pela DC, colecionáveis com o Batman garantiram à empresa ao menos US$ 1 bilhão desde o filme de 1989. Em tempos bicudos para a indústria de entretenimento, a Time-Warner, dona da DC, não faz questão nenhuma de dividir essa grana com terceiros. Ainda neste mês ela vendeu a Warner Music porque CDs não andam rendendo bem.


Este é o tipo de acusação a que Knowles foi sujeito: “Os réus se apropriaram, conhecidamente e voluntariamente, de propriedades da DC Comics no esforço de criar a impressão de que os produtos falsificados dos réus eram sancionados pela DC Comics, para desapropriar toda a boa-vontade associada às propriedades da DC Comics”.

O Gotham Garage foi modificado desde então, e portanto é difícil checar se Towles afirmava mesmo ser sancionado pela DC ou se apresentava seu trabalho como apenas homenagens de fã. Mas, se a DC for seguir por esse caminho, vai ter trabalho. O Hollywood Reporter cita vários lugares onde batmóveis amadores foram vistos. Até em Porto Alegre um fã do Batman transformou o seu possante num Batmóvel digno do seriado dos anos 60.

Omelete

Postar um comentário

0 Comentários