Facebook admite que deixou vazar dados de usuários

Image634406936139587704O maior site de relações pessoais do mundo, o Facebook, deixou aberto acidentalmente uma porta para anunciantes acessarem arquivos, fotos, conversas e arquivos pessoais de usuários da rede social, revelou nesta terça-feira (10) a empresa americana de segurança Symatec.

Segundo a empresa, os 'links' que vazaram permitiam mudar perfis, mandar mensagens, postar recados em murais ou outras opções.

Isso foi possível, diz a empresa, porque as aplicações do Facebook são programas de softwares da Web integrados à plataforma on-line da rede social, sendo passíveis de compartilhamento.

Segundo a empresa, 20 milhões de aplicativos são instalados todos os dias e trazem o risco de aberturas para vazamentos como esse. Nishant Doshi, da Symantec, afirmou que talvez o problema não tenha sido notado pelos anunciantes.

- Felizmente, estes terceiros podem não ter percebido que poderiam acessar essas informações. Nós reportamos essa questão ao Facebook, que tem tomado as providências cabíveis para eliminar esse problema.

Problema ocorre há anos

A Symatec estima que em abril aproximadamente 100 mil aplicativos estavam dando acesso a arquivos do Facebook.

- Nós avaliamos que com o passar dos anos, centenas de milhares de aplicativos podem, inadvertidamente, vazar milhões de perfis de acesso para terceiros.

O Facebook confirmou o problema, que foi descoberto por Symatec e por outra empresa de segurança, a Candid Wueest. Segundo ambas, não há uma estimativa confiável de quantos cadastros vazaram desde o lançamento dos aplicativos do Facebook, em 2007.

Independentemente das medidas tomadas pelo Facebook, o material pode ainda estar acessível em aquivos de computadores de terceiros, alertou a Symatec. Doshi deu conselhos aos usuários.

- Os usuários do Facebook que estiverem preocupados podem mudar suas senhas para invalidar os acessos indevidos.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

R7

Postar um comentário

0 Comentários