Serviços gratuitos permitem guardar dados do Facebook, Twitter e Orkut

Image634398290769050341O Facebook tem um recurso que posssibilita download dos dados do perfil diretamente para o computador

Alguns serviços online e gratuitos permitem fazer cópia de dados postados no Orkut, Facebook e Twitter. Mesmo não sendo possível guardar no próprio computador todo o perfil, com mensagens, fotos, contatos, links, sites ajudam a recuperar recados ou fotos que o usuário tem apenas na rede social em caso do perfil ser “roubado”, por exemplo.

Como guardar dados das redes sociais

Facebook

Nem todo mundo sabe, mas é possível fazer o download das informações contidas no perfil do Facebook, incluindo todas as fotos de todos os álbuns, mensagens, eventos, lista com nome dos amigos e tudo o que foi publicado no mural próprio, inclusive com os comentários recebidos embaixo de cada postagem.

O recurso é oferecido pelo próprio Facebook e o usuário recebe por e-mail uma pasta com tudo isso. Basta fazer o download para o próprio computador e acessar as pastas por meio de um programa que abre arquivos do tipo “.zip”. Há vários programas desse tipo disponíveis gratuitamente na web.

Twitter

Dois aplicativos – ambos em inglês – gratuitos fazem o arquivamento das mensagens publicadas, mensagens diretas, amigos, seguidores e favoritos. O internauta precisa apenas acessar os sites de cada um deles, entrar no perfil próprio informando nome de usuário e senha.

O BackupMyTweets.com armazena tudo online e também permite download após o internauta preencher um cadastro. Apesar de ser mais complexo, é possível selecionar uma opção de download e o site envia depois de alguns minutos uma mensagem direta com um link para baixar uma planilha com todas as informações do perfil.

Já o Tweetake é mais fácil e não armazena os dados em um banco de dados online, mas o download de uma planilha que abre no programa Excel pode ser baixada rapidamente.

Orkut

Oficialmente, a rede social preferida pelos brasileiros tinha apenas um serviço que copia os contatos dos amigos (e-mail) para que o usuário pudesse reencontrá-los ao criar um novo perfil, mas esse serviço não funciona mais.

O site O Curioso, criado para gerenciar a visualização de recados próprios e dos amigos armazena os scraps de quem cria uma conta nesse site. Dá para cadastrar até 10 perfis (o próprio e o de mais nove amigos, por exemplo) e acompanhar os últimos recados dessas pessoas, desde que elas tenham configurado como públicos os scraps postados. Depois, é só marcar os recados que devem ser guardados permanentemente. Os demais, ficam no sistema por aproximadamente nove meses.

R7

Postar um comentário

0 Comentários