Wikipédia em inglês ficará fora do ar contra lei norte-americana

Image634623675155784577A versão em inglês da Wikipédia, enciclopédia colaborativa on-line, ficará fora do ar na próxima quarta-feira (18), a partir das 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos Estados Unidos), durante 24 horas, em protesto contra lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano.

O site se junta a uma série de outros endereços que também já prometeram sair do ar no mesmo dia.

“Estou começando a dar entrevistas sobre o blackout que faremos na Wikipédia para protestar contra o #Sopa e o #Pipa”, tuitou Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia.

Wales completou que a medida pode afetar até 25 milhões de pessoas em todo o mundo, já que esse é o número de visitantes que o site recebe todos os dias, de acordo com dados da consultoria comScore.

A Wikipédia se junta aos sites de humor rede Cheezburger e ao Reddit, que já prometeram sair do ar na quarta-feira. De acordo com a Fox News, Google, Facebook e Amazon também poderão interromper seus serviços de maneira coordenada para participar do protesto, mas ainda não há confirmação oficial.

Chamada de SOPA, da sigla para Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em, tradução), a lei tem reforço de representantes da indústria de cinema e de música do país que querem evitar a perda de vendas de seus produtos distribuídos gratuitamente na web. O projeto responsabiliza os sites pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos usuários, sugerindo que as empresas encontrem meios para impedir a pirataria. As penas incluem fechamento do site e até cinco anos de prisão.

Disney, Universal, Paramount e Warner Bros., grandes estúdios de Hollywood, apóiam a lei, enquanto Google, Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, entre outras, são contra.

G1

Postar um comentário

1 Comentários