Blogger adota censura de posts em alguns países

Image634637413755996944Sem qualquer alarde, o Google iniciou uma mudança estrutural na forma como lida com os acessos ao Blogger faz três semanas. Em resumo, a empresa agora admite realizar a censura prévia de conteúdos específicos seguindo critérios adotados em alguns países. A medida visa a atender legislações específicas para posts publicados na plataforma de blogs.

Quem descobriu a informação foi o blog Techdows na terça-feira (31/01). Uma página de ajuda do Blogger revela que a mudança faz com que internautas de países com domínios especificamente criados para esse fim sejam redirecionados para páginas “locais” de blogs hospedados no Blogger. Por exemplo, na Índia quem entrar num site blogspot.com será redirecionado para blogspot.in na Austrália o .com vira .com.au.

O redirecionamento para domínios de países garante ao Google a possibilidade de atender melhor a leis locais. Isso inclui a censura na rede, algo previsto em diversos países — felizmente não é o caso do Brasil. “Ao utilizar ccTLDs, a remoção de conteúdos pode ser gerenciada baseando-se em países, o que vai limitar seu impacto a um menor números de leitores.” O Google ainda explica que os posts censurados desaparecerão somente da versão da página em domínio local.

Internautas desejos de visualizar uma página apagada do domínio local do Blogger/Blogspot poderão recorrer à página em inglês. Para tanto devem digitar o endereço do site no blogspot.com seguido de /ncr. O princípio é o mesmo empregado no google.com/ncr, que redireciona o usuário para a página padrão do Google em inglês sem personalizações relacionadas ao país de origem do acesso.

O Google não é a primeira empresa a adotar a censura para ficar em adequação com leis locais. O Twitter anunciou na semana passada a aquisição de uma tecnologia que lhes permite censurar tweets.

Pela notícia que temos, pelo menos o Google oferece uma forma de burlar o filtro. Ainda assim, penso que proceder com a mudança na encolha é uma atitude que depõe contra a filosofia de “Don’t be evil” da companhia — filosofia muito questionada em tempos recentes.

O Tecnoblog questionou o Google Brasil se há previsão de colocar um domínio do Blogger específico para o Brasil (e do Google, não aquele abandonado pela Globo.com). Não obtivemos resposta até a publicação desse texto.

Com informações: Threat Level da Wired.com

Nota da Fê: Preocupante...

Postar um comentário

0 Comentários