Google mostra alguns planos para acabar com as senhas


Quanto mais coisas surgem na internet, mais senhas nós precisamos lembrar, e isso é um problema. O Google concorda e por isso quer acabar com elas - ou, ao menos, criar um jeito mais fácil de armazenar todos os passwords.

Na edição deste mês da revista IEEE Security & Privacy Magazine, o vice-presidente de segurança Eric Grosse e o engenheiro Mayank Upadhyay detalharam algumas das ideias que estão sendo desenvolvidas pelo Google para substituir as senhas.

Entre elas está um pequeno cartão criptografado que, o ser ligado na porta USB, permite acesso automático às suas contas na web. Outra possibilidade é um anel com NFC que fica o tempo inteiro no seu dedo – você encosta o dedo no computador e consegue acessar seu Gmail sem digitar nome de usuário e senha.

É simples assim: com uma versão modificada do Chrome, os engenheiros do Google criaram um sistema que detecta as senhas armazenadas no cartão ou no anel para fazer login automaticamente nos sites. É a visão do futuro do Google: você anda ou com este cartão, anel ou até mesmo com seu smartphone e tem neles as credenciais de diversos serviços armazenadas, e basta plugá-los (ou encostá-lo, no caso do anel) em um computador para ter acesso a tudo rapidamente.

Nada disso eliminaria completamente as senhas: você precisaria ainda de ao menos uma senha: para conseguir liberar as credenciais no anel ou cartão. Mas é um grande passo para facilitar a vida de todo mundo, com menos nomes de usuário e senhas para serem lembrados. [Wired]

Imagem via Florida3d/Shutterstock





Enviado via iPad

Comentários

Postagens mais visitadas