Rússia vai retomar pesquisas espaciais na Lua a partir de 2015

A Rússia vai retomar as pesquisas espaciais na Lua em 2015, com o lançamento da nave não-tripulada "Luna Glob" a partir da base de Vostochni, anunciou nesta terça-feira (15) Vladimir Popovkin, diretor da agência espacial russa, a Roscosmos.

"Em 2015, dentro do primeiro lançamento a partir da base de Vostochni, será posto em órbita o equipamento espacial 'Luna Glob'", disse Popovkin à agência de notícias "Interfax". O módulo vai estudar a exosfera lunar e realizar estudos astrofísicos.

A nave também vai levar equipamento para a busca de água na Lua e um robô, com a missão de recolher amostras de solo. A Roscosmos decidiu alterar sua estratégia, antes centrada na conquista de Marte, após o fracasso da missão da estação marciana "Fobos Grunt", em 2011, que se propunha extrair amostras em uma das luas do planeta vermelho.

Nova base espacial
A Roscosmos prevê inaugurar a base espacial Vostochni, no extremo oriente russo, que diminuirá a sobrecarga da base de Baikonur, localizada no Cazaquistão, com o início de uma nova etapa do programa espacial russo.

A Rússia também deve enviar no futuro, junto com a Índia, a sonda "Luna Resource", que consistirá em uma plataforma com um equipamento de perfuração cuja construção ficará a encargo do consórcio aeroespacial Lavochkin.

A Índia vai fornecer o foguete que levará a sonda ao espaço e o veículo lunar "Rover", que será depositado na superfície do satélite por um módulo de descida russo.

O objetivo da missão será recolher pó lunar e abrir caminho para o retorno do ser humano à Lua. A Roscosmos calcula enviar uma missão tripulada em 2020, para depois construir uma estação permanente.

Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.






Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários