Serigrafias de Andy Warhol são exibidas em café de Porto Alegre

Serigrafias de Andy Warhol são exibidas em café de Porto Alegre

Quem olha de fora pode achar comum a cena registrada na Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Na mesa de um café, três pessoas fazem uma reunião durante o almoço, munidos de notebooks, saladas e muito assunto. O curioso está na decoração do ambiente. A capital recebe pela primeira vez nove obras do artista norte-americano Andy Warhol, na exposição exclusiva do Café do Porto, colorindo com Pop Arte a pressa do dia a dia.

A iniciativa é da proprietária do local, Ana Claudia Bestetti. Ao lado do amigo e curador Ricardo Zielinsky, trouxe direto de Barcelona as peças que compõem a mostra em cartaz até o dia 9 de fevereiro. Todas à venda, as serigrafias com carimbo do editor no verso, produzidas entre 1967 e 1972, trazem imagens de sucesso da carreira de Warhol. Mao Tsé Tung, Marylin Monroe, as famosas latas de sopa Campbell e até mesmo a fase mais florida do autor integram "Andy Warhol: Pop Arte".

"No início da carreira, grandes artistas como Picasso, Salvador Dalí e até mesmo Andy Warhol expunham em cafés. Estamos recuperando este início dos grandes mestres, homenageando com a parceria entre os cafés e o mundo das artes", explica ao G1 Ricardo, que gerencia a galeria Antic & Modern no badalado bairro Born, em Barcelona.

A democracia artística que, de certa forma, Warhol pregou em um sua arte criticando as celebridades e a produção em massa, é também um dos elementos de incentivo de Ricardo. "A galeria tem um conceito que chama 'arte para todos'. E um café é bastante apropriado para isso. É um lugar democrático, onde frequentam pessoas que às vezes não vão a galerias e museus", comenta. Ana acrescenta que esta é a sexta parceria entre o restaurante e o curador: "O espaço do Café teve a função inicial de revelar talentos locais. Aqueles que não tinham espaço nas galerias".

Em contato com a arte desde criança, Ricardo acredita que o Brasil e principalmente o Rio Grande do Sul tem muito a crescer neste quesito. "É fato que o sul entrou para o roteiro de shows e apresentações, mas ainda precisamos de mais incentivo. E não é do privado, mas sim por parte do governo", critica. Depois de Porto Alegre, a exposição promete passar pelo Rio de Janeiro em março.

Serviço
Exposição Andy Warhol – Pop Art
Local: Café do Porto (Rua Padre Chagas, 293)
Até 8 de fevereiro de 2013
Entrada franca
Horário de visitação: segunda a quarta, das 8h às 23h; quinta a sábado, das 8h à meia-noite; domingos e feriados, das 10h às 23h.

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.






Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários