Beatles: por que Tolkien vetou a versão de Senhor dos Anéis?

Imagem

Em 2002, a internet esteve em polvorosa com a notícia de que os Beatles teriam se aproximado de J. R. R Tolkien para falar sobre fazer um filme baseado em O Senhor dos Anéis estrelando os "Fab Four".

Era uma vez os "Fab Four" – que arrebentava nas paradas pop – e eles decidiram direcionar seu olhar para o sombrio Lord Sauron fazendo um Senhor dos Anéis estrelado por eles mesmos. Mas um homem se colocou em seu caminho: J. R. R. Tolkien.

De acordo com Peter Jackson, que conhece um pouquinho sobre fazer filmes do Senhor dos Anéis, John Lennon foi o Beatle mais interessado em Senhor dos Anéis nos anos 60 – e ele quis fazer o Gollum, enquanto Paul McCartney faria o Frodo, Ringo Starr seria o Sam e George Harrison colocaria a barba por Gandalf. E ele abordou Stanley Kubrick para dirigir o filme.

McCartney contou para Jackson sobre o falido esquema quando os dois se encontraram na Academy Awards: "Isso era algo que o John estava direcionando e J. R. R. Tolkien ainda tinha os direitos autorais naquele tempo mas ele não gostava da ideia dos Beatles fazendo isso. Então ele matou a ideia." Disse Jackson para o Wellington Evening em 2002.

"Provavalmente teriam saído algumas boas músicas do álbum," disse Jackson.

Que o Tolkien não gostava dos Beatles não é surpresa alguma para os fãs nem de um, nem de outro, mas cartas do Tolkien nos deram uma pista de que sua oposição aos Beatles tinha uma dimensão mais pessoal.

Em 1953, Tolkien comprou uma casa na Sandfield Road de Oxford, um beco sem saída na época de sua mudança que posteriormente foi aberto para tráfego. Em uma carta de 1964 para Christopher Bretherton, Tolkien reclamou de "rádio, televisão, cachorros, bicicletas, e carros de todos os tamanhos" fazendo barulho "desde a manhã até as duas da madrugada."

"Além disso", Tolkien escreveu, "numa casa de três portas vive o membro de um grupo de jovens que estão, evidentemente, com o objetivo de se transformarem em um grupo Beatle. Nos dias em que eles resolvem ensaiar o barulho é indescritível".

O aborrecimento de Tolkien com o "grupo Beatles" deve ter sido realmente forte, porque ele comprou uma casa na Sandfield Road para ter um lugar sossegado para sua doente esposa Edith. Tolkien escreveu em uma carta de 1953 para seu editor que ele se mudar para Sandfield Road foi "um ultimato do médico" para encontrar uma casa em "solo muito seco e quieto".

Esse aborrecimento do escritor com a primeira banda de garagem em Sandfield Road é compreensível. E, por evitar o desastre que teria sido um Senhor dos Anéis Beatles, devemos aos seus anônimos membros uma nada pequena quantidade de agradecimentos.

Foto: Middle Earth NewsErrado




Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários