Caçadores matam 89 elefantes na África, incluindo filhotes, diz WWF


Grupo de elefantes no Chade, na África (Foto: Divulgação/IFAW)
Grupo de elefantes no Chade, na África Central
(Foto: Divulgação/IFAW)

Ao menos 89 elefantes foram mortos por caçadores na última semana nos arredores da cidade de Ganba, no Chade, na região  central da África, informou a organização ambientalista WWF nesta terça-feira (19).

Entre os animais mortos estavam 33 fêmeas em período de aleitamento e 15 filhotes, ressaltou uma nota da ONG, citada pela agência de notícias AFP.

Os caçadores eram cerca de 50 homens a cavalo, segundo líderes locais citados pelo comunicado. Eles afirmaram que o exército do Chade foi enviado para "parar os suspeitos".

As mortes teriam ocorrido em uma única noite, segundo a agência AFP. É um dos piores incidentes de caça na região desde o massacre de mais de 300 elefantes em um parque nacional nos Camarões, em fevereiro de 2012, ressaltou a WWF.

Um chefe de campanha da ONG na África Central, Bas Huijbregts, disse haver evidências de que os responsáveis pela morte dos 89 elefantes são do mesmo grupo de caçadores que mataram os 300 elefantes em Camarões. Eles seriam provenientes do Sudão, segundo Huijbregts.

"Este incidente no Chade coloca em evidência a necessidade de uma abordagem regional para lutar contra a caça", acrescentou o ambientalista, que organiza a campanha contra o comércio ilegal de animais selvagens da WWF naquela região africana.

Em algumas áreas da África Central, os caçadores se aproveitam da falta de fiscalização nas fronteiras para circular de um país para o outro. Parte do dinheiro deste tráfico de animais serve para financiar grupos africanos armados, informa a WWF.

"Contudo, apenas o fim da procura por marfim em países como a Tailândia ou a China asseguraria a sobrevivência dos elefantes na África Central", considerou Huijbregts.

O preço do quilo do marfim ultrapassou os US$ 2 mil no mercado negro asiático, por causa da demanda em constante aumento, informa a agência AFP.

Segundo um relatório da WWF de dezembro de 2012, citado pela AFP, a caça de elefantes, com um lucro estimado de US$ 19 bilhões por ano, tornou-se o quarto maior mercado ilegal do mundo, atrás das drogas, da falsificação de dinheiro e do tráfico de pessoas.






Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários