Comércio internacional de urso polar vai permanecer legal, decidem países

Os países membros da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas (Cites) se negaram nesta quinta-feira (7) a proibir o comércio mundial de ursos polares.

Além de todos os participantes terem reconhecido que a espécie é vítima do aquecimento global, houve um intenso debate sobre a ameaça adicional que, para muitos, representa o comércio da pele, dos ossos e dentes do animal.

Urso polar está ameaçado pelo aquecimento e pelo comércio internacional (Foto: N. Ovsyanikov/IFAW/AFP)

Mas a proposta, que precisava da maioria de dois terços para aprovação, foi rejeitada com 42 votos contrários, 38 favoráveis e 46 abstenções, entre os 126 países participantes da votação.

EUA, Canadá, Rússia, Groenlândia e Noruega compartilham uma população de 20 mil a 25 mil exemplares de ursos polares e desejavam a inscrição do animal no Anexo I da Cites, o que significaria uma proibição do comércio. Apesar disso, o maior carnívoro terrestre está inscrito no Anexo II, o que indica uma regulamentação rígida do comércio internacional, mas sem proibição.

"O urso polar enfrenta um futuro sinistro, e o dia de hoje trouxe mais uma notícia ruim", lamentou Dan Ashe, diretor do Serviço Americano de Pesca e Vida Selvagem. A população da espécie pode sofrer uma perda de dois terços até 2050.

Segundo analistas citados pelos representantes dos EUA, quase metade dos 800 ursos polares mortos a cada ano acabam alimentando o mercado internacional.





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários