Descoberto fóssil de ave gigante que viveu há 35 milhões de anos


Lima - Paleontólogos peruanos descobriram na região de Ica (sul) os restos fossilizados de uma ave de grandes proporções com vestígios de pele com 35 milhões de anos, disse à AFP um dos especialistas.

"Encontramos os restos fósseis de uma ave gigante de 25 milhões de anos no deserto de Ica", disse à AFP Klaus Hönninger, que chefiou uma expedição que chegou até o local da descoberta.

Hönninger afirmou que os restos da ave de 1,8 metro de altura podiam pertencer a um pelicano gigante que viveu durante o Período do Oligoceno, que começou há 40 milhões de anos e terminou há 23 milhões de anos.

"O fóssil conserva claramente os restos de pele, é uma descoberta sensacional porque não se tem documentação alguma de algo similar em nenhuma parte do mundo", informou o estudioso.

A descoberta foi feita em 6 de março no deserto costeiro do departamento (estado) de Ica, local onde se situa um cemitério de baleias, tubarões e pinguins fossilizados.

Em janeiro, o rali Dakar 2013 percorreu essa região desértica, causando grande mal-estar entre os cientistas peruanos por danos aos vestígios fossilizados provocados na corrida de 2012.

O Museu Meyer Hönniger reúne paleontólogos peruanos e estrangeiros que conseguiram documentar no deserto de Ica fósseis de baleias, golfinhos, tubarões de grandes proporções e outros vestígios de vida marinha.





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários