Genoma de neandertal é sequenciado completamente

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionista, na Alemanha, anunciaram o sequenciamento completo do genoma de um neandertal, espécie de humanos distinta do Homo sapiens que habitava a Europa e a Ásia até 30 mil anos atrás.

Os cientistas usaram um osso do dedo do pé que foi descoberto em 2010, na Caverna Denisova, no Sul da Sibéria. Eles usaram técnicas desenvolvidas nos últimos dois anos para determinar cada posição no genoma 50 vezes, proporcionando um resultado bastante preciso.

Para efeito de comparação, em um esboço do genoma neandertal revelado pelo mesmo grupo em 2010, cada posição havia sido determinada uma única vez.

Isso permitirá aos cientistas dizer quais partes do DNA do neandertal foram herdadas de seu pai e de sua mãe.

"É um genoma de alta qualidade", disse Kay Prüfer, que coordenou a análise do DNA sequenciado. "Tão bom ou até melhor que os múltiplos genomas humanos disponíveis hoje em dia."

O grupo, liderado por Svante Pääbo, submeterá ainda este ano um artigo descrevendo os achados.

Os pesquisadores irão agora comparar o genoma sequenciado com genomas menos precisos de outros neandertais e com um grupo conhecido como denisovanos, que viveu na Ásia e desapareceu mais ou menos na mesma época.

Análises genéticas mostraram que o DNA dos denisovanos tem características únicas, distintas das de humanos modernos e neandertais.

"Isso nos dará 'insights' sobre muitos aspectos da história dos neandertais e dos denisovanos e nos ajudará a refinar nosso conhecimento sobre as mudanças genéticas que ocorreram nos genomas dos humanos modernos", disse Pääbo

O genoma neandertal completo está disponível na internet, no endereço: http://www.eva.mpg.de/neandertal (FERNANDO TADEU MORAES)





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários