Múmias de 4 mil anos tiveram problemas cardíacos, diz estudo


Múmia é preparada para passar por tomografia computadorizada, em estudo (Foto: Michael Miyamoto/AP)
Múmia é preparada para passar por tomografia computadorizada, em estudo (Foto: Michael Miyamoto/AP)

Cientistas americanos realizaram tomografias computadorizadas em 137 múmias, em um dos maiores estudos já feitos sobre problemas cardíacos e vasculares em indivíduos mumificados. A pesquisa, publicada na renomada revista "The Lancet" nesta segunda-feira (11), aponta indícios de problemas do coração, arteriosclerose e artérias obstruídas em parte dos corpos analisados.

Cerca de um terço das múmias apresentou arteriosclerose, condição que se caracteriza pelo endurecimento das artérias e que causa ataques do coração e derrames em alguns casos, dizem os pesquisadores.

Mais de 50% das múmias são do Antigo Egito, sendo as demais de locais como o Peru e das Ilhas Aleutas, no Alasca, informa a agência Associated Press. As múmias datam de diferentes períodos, e algumas são de até 4 mil anos antes de Cristo, dizem os cientistas.

"Doenças do coração têm perseguido os humanos há mais de 4 mil anos por todo o mundo", disse Randall Thompson, um dos autores do estudo e cardiologista do Instituto do Coração Saint Luke's Mid America, em Kansas City, nos EUA.

As múmias com problemas cardíacos eram mais velhas na época de sua morte do que outras sem estas condições, segundo os pesquisadores. Não é possível afirmar que as doenças do coração foram as responsáveis pelas mortes, na maioria dos casos.

"Acho que é justo dizer que as pessoas deveriam se sentir menos culpadas por ter problemas cardíacos nos tempos atuais", disse Thompson. "É possível que seja exagerada a ideia de que um estilo de vida saudável pode eliminar completamente o risco [de ter problema cardíaco]."

A pesquisa publicada na revista "The Lancet" é a primeira a estudar problemas cardíacos em múmias de outros locais que não o Antigo Egito, e a maior realizada até hoje sobre o tema, segundo a Associated Press. Estudos anteriores já haviam apontado evidências de que egípcios mumificados apresentaram problemas no coração.

Múmia é colocada em aparelho para realização de tomografia computadorizada (Foto: Michael Miyamoto/AP)
Múmia é colocada em aparelho para realização de tomografia computadorizada (Foto: Michael Miyamoto/AP)




Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários