Jean-Michel Jarre, o gênio eletrônico de Notre Dame

O compositor Jean-Michel Jarre conta a Sarfraz Manzoor como seu avatar tocará ao vivo na catedral na véspera de ano novo.

Jean-Michel Jarre está relembrando o sonho que mudou sua vida. 

Era 1976, Jarre tinha 28 anos e passara os dez anos anteriores fazendo música com pouco sucesso.
O francês freqüentemente ouvia música em seus sonhos, mas nessa noite em particular ele sonhou que viu e ouviu cinco notas musicais suspensas no ar.
As notas se tornariam instantaneamente reconhecíveis como o motivo principal de seu álbum Oxygène.

O álbum, que apresentava uma capa do planeta Terra descascando revelando um crânio para enfatizar as preocupações de Jarre sobre as mudanças climáticas, foi lançado em dezembro de 1976 e venderia cerca de 15 milhões de cópias.
Isso transformou Jarre em uma estrela da música eletrônica.

“É quase como se eu não fosse o responsável por isso”, lembra Jarre via Zoom de sua casa em Paris. 

Ele usa óculos escuros, apesar de estar dentro de casa, e aos 72 anos ele poderia facilmente passar por 20 anos mais jovem. 

“Tive uma conversa com Paul McCartney quando passamos o Natal com nossas famílias e ele estava falando sobre como Yesterday veio a ele em um sonho.
É assustador sentir que não é realmente responsável.”

Oxygène foi seguido por outros marcos da música eletrônica - Équinoxe, Les Chants Magnétiques e Rendez-Vous - que venderam um total de mais de 80 milhões de álbuns.

Jarre, que foi casado quatro vezes, incluindo um casamento de 20 anos com Charlotte Rampling que terminou em 1997, tornou-se associado a shows ao vivo cada vez mais espetaculares para multidões gigantescas. 

Ele foi o primeiro artista ocidental a ser convidado a se apresentar na República Popular da China e quando tocou na Place de la Concorde em Paris para comemorar o Dia da Bastilha em 1979, a audiência de um milhão lhe rendeu um lugar no Livro dos Recordes Guinness. 

Ele mais tarde iria bater seu próprio recorde com 2,5 milhões assistindo a um show em Paris em 1990 e 3,5 milhões vendo-o em Moscou sete anos depois.

São números inimagináveis ​​- como foi tocar para uma multidão tão grande?
“Eu estava no bicentenário da Revolução Francesa e dois milhões e meio de pessoas estavam lá”, diz ele.

“Lembro-me de virar as costas para me certificar de que não era um erro - que não era outra pessoa que eles estavam olhando.”

A noção de uma multidão tão grande é particularmente inimaginável neste tempo de Covid, mas Jarre, sempre o inovador, está abraçando as possibilidades da realidade virtual para Welcome to the Other Side, um concerto de Ano Novo em Paris.
Jarre estará em um estúdio perto de Notre Dame e várias câmeras VR irão filmá-lo executando um set de 45 minutos com músicas de seu recente álbum Electronica, bem como novas versões reformuladas de seus clássicos Oxygène e Equinoxe.
A filmagem será convertida em tempo real em uma versão avatar de Jarre, que aparecerá dentro da catedral de Notre Dame. 

Os espectadores podem assistir em uma tela normal como fariam com uma apresentação ao vivo filmada, mas também ao colocar um headset de Realidade Virtual eles podem entrar em Notre Dame, ficar onde o público normalmente estaria e ver Jarre no palco na frente deles.

A apresentação será gratuita para visualização e disponível para repetição por 24 horas.

Minha suposição, com base no ano passado, é que qualquer coisa com a palavra “virtual” associada provavelmente será uma decepção esmagadora.
Jarre não vê exatamente assim. 

“Acho que a RV hoje é exatamente o que o cinema era no início do século 20.
É um novo modo de expressão. Isso nunca vai substituir a emoção de ombro a ombro em um festival de música, mas as pessoas que estão isoladas socialmente ou geograficamente podem se reunir por meio de seus avatares em um mundo de RV ", diz ele. 

Ele se lembra de sua primeira apresentação em RV há dois anos. 

“Eu estava em um palco tocando, mas quando coloquei meus óculos de realidade virtual, estava diante de um público - um cara era da Louisiana, uma garota era de Xangai, um cara estava em Manchester, um cara era do Chile e nós éramos todos na mesma sala e em cinco minutos eu havia esquecido que esses caras eram avatares com cabeças de raposas, cachorros e gatos.
Parecia estar em contato com uma nova dimensão. ”

A primeira vez que Jarre sentiu essa sensação de novas possibilidades foi quando tinha dez anos. 

Ele morava em Lyon, seus pais se separaram cinco anos antes e seu pai, Maurice, um compositor de filmes, havia partido para a América. 

Jarre recebeu um gravador de seu avô. 

“Eu ficava horas na varanda em Lyon gravando o som da rua, e então por acaso um dia toquei a fita ao contrário e, para mim, pensei que um alienígena estava falando comigo. 

E a partir disso comecei a ficar obcecado em mudar o som.”

 

 

Jarre estudou composição musical clássica e por um breve período liderou uma banda proto-punk chamada Dustbins antes de ficar fascinado com as possibilidades oferecidas pela música eletrônica. 

“Sempre me interessei em tentar criar uma ponte entre a música experimental e o pop e sempre adorei a ideia de que a simplicidade pode esconder a melancolia e a tristeza.” 

Foi pensando nessa ligação entre melodia e melancolia que Jarre teve o sonho que o levou à gravação de Oxygène.

A primeira vez que ouvi esse álbum foi quando meu professor de inglês, Sr. Dawson, na escola de Luton que participei, nos disse que iria tocar um pouco de música e tínhamos que escrever uma história inspirada nisso. 

Isso foi em 1985, eu tinha 14 anos e aquela aula me transformou em fã de Jean-Michel Jarre. 

“É uma grande honra para mim”, diz Jarre quando relato essa memória. 

“É uma abordagem da cultura - da música em particular - que infelizmente os franceses não têm. A França é mais um país de cinema e literatura - menos música.”

Isso torna o fato de Jarre e seu pai terem alcançado reconhecimento internacional tão notável. 

“É muito raro ter um músico francês em uma família com uma carreira internacional”, diz Jarre, “mas ter dois na mesma família é surreal”.

Maurice e Jean-Michel tinham um relacionamento problemático e distante. 

“Éramos como amigos vagos, era distanciado.” 

Quando seu pai morreu em 2009, Jarre se lembra de estar sobre seu cadáver e dizer: “Eu te perdôo. Perdoe-me por não ter sido capaz de ser amado por você.”

Jarre lembra que o cineasta italiano Federico Fellini uma vez lhe disse que durante toda a sua vida ele pensou que estava fazendo filmes diferentes, mas finalmente percebeu que estava fazendo o mesmo filme.

“Paul McCartney é um amigo querido e eu realmente o amo muito”, diz Jarre.
“Mas o que quer que ele faça, ele não escapará de si mesmo. Ele sempre escreve a mesma música.”

Um concerto de realidade virtual como o da véspera de Ano Novo é muito diferente de seus shows ao vivo tradicionais - exceto que não é. 

“Fiquei acordado até as cinco da manhã trabalhando com meu designer de iluminação e alguns artistas gráficos e algumas pessoas no estúdio.
É exatamente como se estivesse preparando minha próxima turnê.
É a mesma coisa ”, diz ele.

Na noite anterior ao lançamento de Oxygène, em dezembro de 1976, os Sex Pistols apareceram na TV britânica, onde praguejaram ao vivo na televisão, gerando a infame manchete “A sujeira e a fúria”. 

A música sintetizada fortemente produzida de Jarre e o som cru da guitarra do punk podem parecer ter pouco em comum, mas ambos, observa Jarre, estavam focados no futuro. “O Punk estava dizendo que não há futuro - e eu estava mais dizendo "Que futuro?"

Jarre ainda está ansioso - e desconfiado da nostalgia.
“Não estou interessado no passado”, diz ele, “o gatilho para mim é explorar algo novo.
Meu apetite e curiosidade por RV são os mesmos de quando eu tinha dez anos e brincava com meu gravador.”

Lembro a Jarre aquela citação anterior de Fellini.
Qual foi a história de seu filme?

“Acho que estava sempre tentando ultrapassar os limites e me interessando mais pelo amanhã do que ontem e por ter um relacionamento com meu próprio pai.

O fato de seu pai compor trilhas para filmes como Lawrence da Arábia, A Passage to India e Doctor Zhivago levou Jarre a evitar deliberadamente compor para filmes. 

No entanto, quando pedi a Jarre para descrever sua abordagem ao criar música, ele me disse que "sempre considerou que quando escrevo alguma música estou escrevendo a trilha sonora da história que alguém pode criar ouvindo a música".

Parece bastante triste que você evitou deliberadamente compor trilhas sonoras de filmes porque sentiu que era território de seu pai, digo.
Ele concorda. 

“Depois de um tempo, você percebe que nunca poderá escapar de sua herança.
Em vez de escrever trilhas sonoras para filmes, escrevi trilhas sonoras para as pessoas.

A performance ao vivo Welcome to the Other Side de Jean-Michel Jarre começa às 22h25 GMT em 31 de dezembro. Os espectadores podem assistir em qualquer dispositivo ou em realidade virtual em jeanmicheljarre.com.
O áudio completo da performance estará disponível imediatamente depois em todas as plataformas de streaming

Fonte: https://www.thetimes.co.uk/article/jean-michel-jarre-the-electro-whizz-of-notre-dame-qnhqszzp5#

Tradução: Fernanda


Postar um comentário

0 Comentários