Decifram o "feitiço" de um amuleto mágico: ele servia para proteger seu dono de espíritos sugadores de sangue


Uma equipe de arqueólogos decifrou a mensagem de um amuleto "mágico" , no qual foi inscrito um encantamento mandeano cujo objetivo era parar os espíritos malignos "que comem carne e bebem sangue", segundo a 'Live Science'.

Cerca de 1.600 anos atrás , os mandeístas, que viveram no sul do Iraque e no Irã por milênios, escreveram este encantamento neste pedaço longo e fino de chumbo. A descoberta pode ajudar a entender melhor a altamente complexa religião mandeana.

O amuleto tinha como objetivo proteger um homem chamado Abbiya de espíritos sugadores de sangue e um demônio. “Em nome da vida, que haja saúde para o espírito e a alma de Abbiya, o filho de Mahua”, diz o texto traduzido. O amuleto chama Gabriel, que é o "anjo dos deuses", para "derrubar, amarrar, golpear, matar e acorrentar o demônio" . Ele também pede que ela impeça "os espíritos que comem carne e bebem sangue" de prejudicar Abbiya.

O artefato, comprado por pouco mais de US $ 4.000 junto com dois outros amuletos, mede 8 por 4 polegadas e tem 62 linhas escritas nele , explicou Tom McCollough, professor emérito de religião do Centre College em Danville, Kentucky, em uma apresentação no Instituto Arqueológico da América (AIA) e Sociedade de Estudos Clássicos (SCS).

Ao analisar a quantidade de corrosão no amuleto, o Centre College descobriu que ele data de pelo menos 450 DC. Ele usou esse método de datação em outro dos amuletos comprados do colecionador, descobrindo que era de pelo menos 750 DC. 

 Fonte: https://www.abc.es/cultura/abci-descifran-conjuro-amuleto-magico-servia-para-proteger-dueno-espiritus-chupasangres-202103110115_noticia.html

Postar um comentário

0 Comentários