Lou Ottens, Inventor da Fita Cassete, Morre aos 94

 


Louis Ottens - o engenheiro holandês responsável pela invenção da fita cassete - morreu aos 94 anos.

O jornal holandês NRC Handelsblad relatou que Ottens morreu em 6 de março em Duizel, na Holanda. Nenhuma causa de morte foi fornecida.

Um engenheiro de longa data da empresa holandesa de eletrônicos e tecnologia Philips, Ottens - em sua função como chefe do departamento de desenvolvimento de produtos - liderou a equipe belga encarregada de converter os volumosos gravadores da época em algo mais portátil, e para o consumidor, amigáveis. O objetivo de Ottens era fazer uma fita cassete que pudesse caber no bolso interno de uma jaqueta.

A fita cassete foi inventada por causa da irritação com o gravador existente, é simples assim”, disse Ottens sobre sua invenção. Ottens também falou sobre a invenção no documentário de 2011 Cassette: A Documentary Mixtape . “Eu esperava que fosse um sucesso, não uma revolução”, disse ele no filme.

Após seu desenvolvimento, a fita cassete da Philips fez sua estreia em feiras de eletrônicos em agosto de 1963. Logo depois, as empresas japonesas de eletrônicos criaram sua própria iteração da fita cassete de vários tamanhos, mas Ottens fechou um acordo entre a Sony e a Philips para garantir que seu modelo tornar-se o cassete patenteado no mercado.

Os americanos, no entanto, permaneceriam presos ao cartucho de 8 faixas por cerca de mais uma década até que o Walkman da Sony revolucionasse a portabilidade da música; um dos maiores arrependimentos de Ottens, de acordo com o NRC Handelsblad , foi que a Sony, e não a Philips, inventou o Walkman, “A aplicação ideal para o cassete… Ainda dói não termos um."

Mesmo com as fitas cassetes e os discos de vinil se solidificando como formatos dominantes para música pré-gravada, Ottens - agora diretor de áudio da Philips - incumbiu uma equipe de desenvolver tecnologia de disco compacto para o mercado consumidor; uma vez que a tecnologia foi rapidamente replicada pelos concorrentes, Ottens novamente firmou uma parceria entre a Philips e a Sony para tornar seu modelo o padrão mundial.

Enquanto as vendas de fitas cassete diminuíram e quase foram extintas na era dos CDs e MP3 e da tecnologia digital, o formato teve um renascimento nos últimos anos . No entanto, Ottens chamou o ressurgimento da fita cassete de “absurdo”, acrescentando que nada poderia se igualar ao som do CD. 


 Fonte: Rolling Stone

Postar um comentário

0 Comentários