Arnold Skolnick, artista por trás do pôster de Woodstock, morre aos 85 anos


Arnold Skolnick, o artista  conhecido por criar o icônico pôster de Woodstock, morreu aos 85 anos.

Nascido no Brooklyn, NY, Skolnick tinha apenas cinco anos quando começou a sonhar em se tornar um artista. Já adulto, trabalhou como freelancer atendendo muitas das agências de publicidade de Nova York. Em 1969, recebeu uma ligação de John Morris, coordenador de produção de Woodstock. O festival inicialmente recrutou David Edward Byrd - conhecido por projetar pôsteres de shows de rock para o Fillmore East - para projetar seu pôster. Sua criação, que apresentava uma mulher nua posando com uma urna, foi considerada inadequada. Pressionado pelo tempo, Byrd perguntou a Skolnick se ele poderia pensar em algo.

"Eles me deram [a tarefa] na quinta-feira... e eu trouxe para eles na segunda-feira à tarde", lembrou . "Era apenas mais um trabalho, mas ficou famoso."

Inspirado no trabalho do artista pós-impressionista do século XIX Henri Matisse, Skolnick criou seu design cortando formas de papel colorido. “A coisa toda ganhou vida”, ele explicou mais tarde. Inicialmente, o artista planejava fazer de sua imagem um pássaro empoleirado em cima de uma flauta, “mas a flauta é mesmo jazz, então fiz dela um violão”.

"Foi muito simples. Disse tudo", explicou Skolnick ao Stamford Advocate . "Diz Paz, diz Música. Era muito colorido, então as pessoas não esqueceram."

Realizado de 15 a 18 de agosto de 1969, Woodstock tornou-se um momento crucial no movimento de contracultura hippie. Com mais de 30 artistas - muitos dos quais estão entre os artistas mais célebres do rock - é frequentemente considerado o festival mais famoso da história americana.

O sucesso de Woodstock tornou o pôster de Skolnick lendário. O artista esteve presente na primeira noite do festival, mas optou por sair mais cedo devido ao tamanho da multidão.

"Se eu tivesse 16 ou 17 anos, provavelmente teria gostado", admitiu Skolnick, que tinha 30 e poucos anos na época de Woodstock.

Skolnick continuou como artista gráfico por muitos anos, depois fazendo a transição para publicação. Durante décadas, ele produziu e publicou livros de arte através de sua empresa Chameleon Books. Ele também realizou regularmente exposições de seu próprio trabalho em galerias em toda a Costa Leste.

Postar um comentário

0 Comentários