Como Donna Summer criou o som do futuro em 'I Feel Love'


O quinto álbum de estúdio de Donna Summer, Remember Yesterday, foi projetado para levar os ouvintes a uma jornada através dos anos musicais passados. A faixa de encerramento do LP, no entanto, pretendia apresentar o futuro.

Como os três álbuns anteriores de Summer, I Remember Yesterday foi conceitual, desta vez narrando a evolução da música popular ao longo de cada década. Ela ainda estava incorporando um som moderno de discoteca, enquanto no lado A do LP, "I Remember Yesterday" representava os anos 40, "Love's Unkind" os anos 50 e "Back in Love Again" os anos 60. Então o outro lado do disco avançou um pouco, com "I Feel Love" chegando no final do LP. Summer foi apelidada de "Rainha da Disco" por seu imenso sucesso no gênero - ela teve um hit Top 40 todos os anos entre 1975 e 1984 - mas ela não estava disposta a ficar muito confortável fazendo a mesma coisa.

Havia muito com o que competir quando "I Feel Love" chegou como single em 2 de julho de 1977: The Clash , Sex Pistols e Elvis Costello lançaram álbuns de estreia naquele ano, quando a segunda onda do punk rock começou a varrer a cena, enquanto álbuns marcantes como Rumours do Fleetwood Mac  e Animals  do Pink Floyd dominaram as paradas. Mas Summer estava atrás de um som diferente.

Para criar este som futurista, o co-produtor e co-escritor de "I Feel Love", Giorgio Moroder, empregou ferramentas eletrônicas de uma maneira muito abrangente e voltada para o futuro.

Fiz isso usando apenas sintetizadores, porque pensei que era o instrumento que seria usado no futuro - que seria o instrumento do futuro. Nós o usamos, e somente ele, para criar todos os sons. Eu queria tentar imitar o que as pessoas fariam em 20 ou 30 anos. Usei todos os sons digitais para a música, todos vindos do computador. Tudo, exceto a voz foi criada pelo Moog.

Muitas bandas de rock utilizaram sintetizadores Moog nos anos 60 e 70, dos Beatles aos Rolling Stones , dos Monkees aos Grateful Dead, mas às vezes pode ser difícil atingir o ponto ideal entre muito e não o suficiente. Usar o Moog para cada som em uma única música foi um risco, mas valeu a pena. Ao escrever a música, Moroder mudou drasticamente sua abordagem, começando com uma linha de baixo e preenchendo peças no Moog à medida que avançava. Uma vez que ele adicionou um pequeno atraso na linha de baixo, Moroder sabia que tinha decifrado o código.

Isso mudou toda a atmosfera de todo o som da música, disse ele à Billboard em 2017. Esse foi o momento em que pensei: Esta é uma ótima música e possivelmente algo novo.

Summer e o co-produtor Pete Bellotte mais uma vez abordaram as letras. 

Eu realmente não posso falar por ninguém, exceto por mim mesma, mas no meu caso muitas idéias foram colocadas em nossos álbuns disse Summer ao New York Times em 1979. É claro que algumas pessoas começam a seguir outras pessoas, e se eles não têm hits depois de um tempo, eles podem se contentar com fórmulas que eles acham que vão fazer sucesso - uma batida constante, poucas letras, uma pulsação contínua, música sem sentido. Com a gente, Giorgio e Pete e eu sempre trabalhamos em equipe.

"I Feel Love" conquistou o mundo da música, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e o sexto lugar nos EUA, mas seu impacto foi muito além das paradas. David Bowie foi apresentado à faixa por Brian Eno, que veio correndo um dia enquanto eles estavam gravando em Berlim para dizer que tinha ouvido "o som do futuro".

"E eu disse: 'Vamos, deveríamos estar fazendo isso agora'", disse Bowie mais tarde à Rolling Stone . "Ele disse: 'Não, ouça isso!', e colocou 'I Feel Love', de Donna Summer. Eno ficou maluco com isso, absolutamente maluco. Ele disse: 'É isso, não procure mais. Vai mudar o som da Club Music pelos próximos 15 anos – o que foi mais ou menos correto.”

Ironicamente, o inventor Robert Moog não se importou com a faixa, dizendo ao Los Angeles Times em 1981 que sentiu que havia uma qualidade "estéril" na música.

Vocais quentes e líricos, mas essencialmente parecia que ela [Summer] estava lutando contra o sequenciador, acrescentou Moog. Quando o sequenciador parou, senti que podia ouvir o público meio que ganhando vida e respirando aliviado.

Independentemente disso, "I Feel Love" lançou as bases para o futuro da Dance Music Eletrônica e inspirou incontáveis músicos como Bowie, Blondie, Human League e outros que ultrapassariam os limites do synth-pop dos anos 80. Moroder creditou o sucesso da música à justaposição distinta entre os sintetizadores e a voz humana de Summer.

Acho que foi o contraste entre o metálico, a bateria eletrônica, esse som e a bela voz romântica de Donna, disse Moroder. Baseado na música, você esperaria que um robô cantasse, não Donna! Era uma Bela e a Fera. Era uma dimensão totalmente nova que você não esperava.

Hoje, Summer é frequentemente lembrada por suas contribuições para o gênero disco, mas muitas vezes ela escolheu ver o quadro musical maior.

Na Europa, 'Disco' significa apenas um lugar onde a música é tocada em discos. Eles tocam qualquer coisa lá em uma discoteca. Eu tive um pouco de resistência nas rádios americanas, disse ela em 1979, referindo-se àqueles que não pensavam que ela duraria muito tempo na indústria. "Estou feliz em dizer que consegui passar bem."

 


 Fonte: Ultimate Classic Rock

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