É possível sobreviver na Internet sem o Facebook e o Instagram?


Sou uma defensora dos blogs. Não estaria aqui se não o fosse. Mas, às vezes, penso em compartilhar imagens mais privadas, mas também, mais específicas sobre alguns hobbies.

Pensando nisso, a resposta mais simples seria... Poste no Facebook e no Instagram!

Ok. Mas vamos considerar que você não queira fazer parte da grande família META (nome atual da empresa Facebook), existem alternativas lá fora?

Vamos considerar ainda que você prefira o anonimato, seja completamente avesso(a) a se expor para amigos e familiares e não se sinta a vontade sabendo que seus dados estão sendo usados/vendidos sem seu consentimento. E mais! Você não quer aquela sensação terrível de um "Grande Irmão" olhando para você a todo momento nem quer ser usado para seus terríveis experimentos de psicologia social. E, claro, odeie propagandas pipocando na sua cara e não esteja disposto a pagar pelo seu anonimato e tranquilidade. Some a tudo isso que você queira que pessoas vejam suas postagens. Você pode se sentir terrivelmente solitário no tal "cyberspace". 

Me perguntei... 

Esse lugar existe? 

Recentemente fiz algumas pesquisas sobre redes alternativas. Deixando de lado Facebook e Twitter. 

A primeira opção foi o Tumblr. Apesar dos problemas dos últimos anos segue firme e parece mais ativo agora do que há anos atrás. Espaço ilimitado, rápido, uma comunidade forte e interessante. O anonimato não só é permitido como é a marca do site. Ponto para o Tumblr! Gosto dele. Porém, na minha opinião o Tumblr tem dois problemas. O primeiro é o excesso de propagandas. Principalmente na versão mobile. O segundo problema, que não é um problema na verdade, é que ele tem uma identidade própria, alternativa, muito forte. É voltado para artistas. O que é ÓTIMO. Mas não me parece um local muito ideal para fotos pessoais quando a comunidade se propõe ao oposto. O forte do Tumblr são as fotos e o share. As pessoas não estão lá para lerem blogs pessoais. 

Então... Next... 

A próxima opção, também muito conhecida, é o WordPress. Diferente do Blogger ele tem um feed interno no aplicativo muito bom. Uma interface rica e cheia de detalhes. E, claro, o anonimato também é respeitado. Ótimo. 
Ele só tem um problema. A versão free é muito limitada. Principalmente se você deseja compartilhar imagens como no meu caso. 3gb é nada! E se você quiser mais espaço vai precisar pagar 900 reais por ano! 😳
Sim... Você leu certo. 

Além disso, sendo uma plantaforma de blog, não há como limitar quem vê o que você posta no caso em que você queira compartilhar apenas para um grupo de usuários com interesses semelhantes aos seus. Next...

Então parti para outras alternativas que encontrei na Playstore... 

MEWE - Essa, de longe, é a melhor opção ao Facebook. O Mewe promete privacidade. No entanto, o espaço para hospedagem de arquivos é minúsculo na opção free. Além de propagadas o tempo todo para você ser um Premium... E por esse motivo, Next! 

MEDIUM - O Medium é uma plataforma de blogs. Nunca foi para imagens mas o incluí mesmo assim. Parece morto para o Brasil. Sequer tem uma busca por idiomas ou países. Se você quer uma plataforma para escrever é uma das melhores. Mas vai ter dificuldade que seu blog seja visto. Next... 

VERO - Essa foi interessante! Permite o anonimato, não tem propagandas, você pode indicar e comentar filmes, livros e músicas. Visual moderno. Muito bonita. É um concorrente sério para o Instagram. Me agradou. Porém, não permite apenas texto. Upvote para a fluidez do aplicativo. Pelo menos aqui ocorreram travamentos e outros problemas mais sérios. Ainda em fase Beta. Talvez uma alternativa no futuro.

MINDS - Essa parecia uma boa proposta. Liberdade de opinião, livre de propagadas, tudo bonito até eu descobrir que o seu fundador é um religioso fundamentalista e está cheia de Trumpista...
Next... 

MyBlog - Essa é uma rede de blogs. Muito tosca e desajeitada. A proposta é boa, mas não vinga...

VK - No passado uma alternativa real e melhorada do Facebook quando estava nas mãos de Pavel Durov, CEO do Telegram. Hoje, devido a guerra com a Ucrânia, nem testei já que vaza informações para o governo russo. 

ANON - Mais uma que propõe o anonimato. É bem estruturada. O aplicativo é bastante intuitivo. Mas uma busca mais detalhada me levou novamente a Mãe Rússia e, por isso, a descartei. 

Algumas eu nem comento porque de tão toscas apresentam bugs generalizados. 

Enfim, não encontrei o que gostaria. 

O que eu encontrei, na verdade, foi coleta de dados como em todas as outras. Vários aplicativos com viés de Extrema Direita prometendo "liberdade" de expressão e muito lobo em pele de cordeiro. 

Cuidado com seus dados! 

O Blogger, o WordPress e o Tumblr continuam as melhores opções para quem quer fugir das mãos de ferro do Senhor Mark Zuckerberg. 

E, claro, há o Telegram

Respondendo a pergunta no título dessa postagem, é possível viver sem o Facebook e o Instagram na Internet atual? Sim. É possível. Mas é como sair de um Domo como em Logan's Run (Fuga do Século XXIII) para um deserto inóspito. 

Você pode encontrar coisas bizarras e interessantes. Mas tudo parece meio (ou bastante) fora do seu tempo. 

Se for jurássico como eu ainda pode se aventurar pelos hubs do DC++. Sim, eles ainda existem. E até o Emule ainda existe. Fóruns são refugos da Primeira Era da Internet. Ainda existem, alguns bastante ativos, mas mantidos pelo pessoal daquela época. Mais ou menos como os blogs. 

Os jovens estão nas redes de vídeos como Tiktok ou Kwai e eu, pessoalmente, lamento profundamente isso. Perda de tempo com inutilidades. 

Sempre fui uma entusiasta da tecnologia e da informática, mas hoje percebo que talvez as empresas do Vale do Silício tenham feito mais mal a humanidade do que bem. 

Mas isso é para outro post.

Ainda em busca da rede social que não existe.  

PS: O Discord tem se mostrado uma grata surpresa.

Postar um comentário

0 Comentários