Experiência com o Discord...


O Discord é uma novidade para mim. Ainda em aprendizagem. No passado ele era (e ainda é) voltado para a comunidade Gamer, então, eu não me interessava muito. Algumas coisas nele não me atraem. Como controle rígido sobre os comunidades e contas pagas.

No entanto, devido a nova série da Amazon inspirada em Tolkien, Rings of Power, acabei me interessando por algumas comunidades lá que liberam leaks sobre a produção. Sinto saudades da efervência dos fandons do passado. E apenas lá encontrei o que queria. Aqui no Brasil os grupos são criados por pessoas jovens e imaturas na maioria das vezes. No Facebook está impossível comentar sem ser apedrejado por "Lovers" e "Haters". Nunca os fandons estiveram tão associados ao sentido pejorativo da palavra, no sentido de fanatismo religioso, como agora fomentado pela máquina em Hollywood interessada, unicamente, em faturar bilhões de dólares.

No Discord, pelo menos, entre os grupos de Tolkien, há a efervescência cultural do passado. Pessoal analisando literalmente CADA centímetro de "celuloide". Só uma giria, pois  hoje é tudo digital. 

De uma maneira sadia. O único desconforto vem ainda dos dias terríveis que vivemos hoje. Mas fora isso, vai bem. 

Descobri, que pelo menos, na versão desktop o Discord é bastante agradável de ler/usar.

Você pode marcar onde terminou de ler e voltar aquele ponto. Algo que eu acho fundamental. O uso das tags para criar canais ou categorias de chat são muito, mas muito interessantes mesmo. Pelo que li é possível fazer backup, mas não é nativo, o que me incomoda um pouco. Acho essencial. 

Ele é multifacetado, mas ainda estou dando os primeiros passos. Mais agradável na versão desktop do que na versão mobile. Muito apertado nessa. As fontes, mesmo aumentadas, podem ser ainda pequenas para pessoas mais velhas. Ele não foi feito para nós. Mas está crescendo e se adaptando. 

Ainda pequeno em comparação ao Facebook e ao Instagram. Pelo menos aqui no Brasil a coisa se concentra em gamers e animes pelo que vi. 

Mas lá fora está crescendo. Uma vantagem da versão desktop é que você pode usar uma extensão para traduzir automaticamente tudo que está na tela. Ajuda muito quando você está em uma comunidade com, literalmente, centenas ou milhares de mensagens todos os dias. 

Eu gostaria de criar uma comunidade lá para Fãs de Discos de Vinil como tenho no Telegram mas me parece ainda não haver público para isso. Aqui, devido a crise, o interesse se voltou exclusivamente par a vendas na maioria dos grupos. Pena.

Postar um comentário

0 Comentários