Um Pouco Sobre A Deusa Bastet

Aproveitando que ela vai chamar a atenção do público em geral após Wakanda Forever, eis um pouco sobre umas das deusas mais adoradas no antigo Egito. 

Bastet era uma deusa representada como uma gata. Ela é a protetora do lar e divindade da harmonia e felicidade, bem como protetora das mulheres grávidas.

Seu culto é muito antigo, datando da Segunda Dinastia (2890-2686 aC), e ela é referida como Bast, a deusa da guerra no Baixo Egito . Aparece mencionado nos Textos da Pirâmide e no Livro dos Mortos como uma divindade intimamente associada ao monarca, até mesmo como sua mãe divina. E mais tarde os faraós invocarão sua fúria para ajudá-los na batalha.

Ela compartilhava semelhanças com outra deusa guerreira do Alto Egito, a deusa leoa Sekhmet . Bast era a personificação dos raios do sol em seu aspecto benéfico, sendo Sekhmet o lado negativo destes, no qual ela se tornava quando ficava com raiva se transformando em leoa. Isso fez dela uma deusa imprevisível, como o animal que a representa, sendo terna ou feroz de um momento para outro.

Aos poucos, Bast passou a ser representado como uma gata, o que foi se tornando cada vez mais comum na sociedade egípcia. Até que na XXII Dinastia (945-715 aC) Bast se tornou Bastet , uma deusa-gata.

Foi associado à Lua como o olho de Rá ou Atum , e às vezes sendo filha desses mesmos deuses. Identificada com a estrela Sirius , sendo senhora desta estrela.

A representação desta deusa como uma humana com cabeça de gata era muito comum. A cidade onde seu culto foi centralizado na cidade do Nilo Delta Bubastis , em egípcio Per-Bastet (A casa de Bastet), atual Tell Basta. Heródoto nos fala de um festival anual nesta cidade onde homens e mulheres se reuniam para beber vinho e álcool para se embebedar, um ritual para aplacar a ira da deusa e mantê-la apaziguada.

Os gatos eram criados em seus templos, que eram usados ​​como oferendas à divindade, sendo mumificados e enterrados em necrópoles como Saqqara, Tânis, Tebas ou a própria Bubastis.

Postar um comentário

0 Comentários