Cometi um "delito" hoje!
Queimei um CD de música!
Oh, que horror!
Calma! Primeiro que como backup sempre foi permitido. Segundo, cópia para uso próprio também. E terceiro, bom, esse é um caso MUITO especial.
Se trata do disco mais raro do mundo, Music for Supermarkets, ou Musique pour Supermarché de Jean Michel Jarre.
Existe apenas UMA cópia desse disco. E, não. As cópias não sumiram devido a nenhuma calamidade fonográfica. A não ser que você considere o próprio autor a tal calamidade.
Tudo começou como uma provocação em 1983. Alguns artistas franceses resolveram fazer uma série de exposições em supermercados. Uma forma de chamar a atenção para a sociedade de consumo. Todas as obras seriam leiloadas ao término da exposição. Jarre foi convidado a participar. Ele topou o desafio. Todas as obras, incluindo a música de Jarre, teriam apenas uma única cópia.
Foi assim que o álbum nasceu.
Uma única cópia em vinil foi feita. A capa gatefold (dupla, que abre) continha 11 fotos tipo Polaroid como as que ele já tinha usado em The Concerts in China). Um espaço em branco foi deixado propositalmente para que o comprador coloca-se ali a sua foto (concluindo assim a obra).
Como prometido, o álbum foi a leilão (o sortudo comprador permaneceu anônimo) em 6 de julho de 1983, na Hôtel Drouot, e arrecadou cerca de 69 mil francos (equivalente a 22 mil euros ou 8.300 dólares naquele ano) para caridade. Pouco antes do leilão Jarre autorizou a Rádio Luxemburgo a executar, uma única vez, todo o álbum. Não contente, ele ainda incentivou que os fãs a pirateassem. É por essa versão, a que foi transmitida e gravada de forma caseira, que conhecemos o álbum.
Porém, a história não acabou aí.
Como a gravação da rádio não é lá essas coisas todo fã sempre sonhou em ouvir Musique pour Supermarché em toda a sua glória. Jarre reaproveitou trechos dele em álbuns posteriores, mas, não é a mesma coisa.
Para resolver esse ‘pequeno’ problema, alguns músicos fãs resolveram regravar o álbum completo em 2010. Nos mínimos detalhes e foi essa versão que queimei em um CD hoje para ouvir no com meu receiver vintage.
Music for Supermarkets (2010)



0 Comentários