Morre o ator americano Charlton Heston

Lá se vai uma lenda. :(
Minha mãe está de luto. Ela era louca por ele. Assistiu
Ben- Hur no cinema e 'gamou' no bonitão não tão bonito assim...rs.

Acabei pegando o 'virus' dela. Gostava do cara. Principalmente dos grandes filmes em que atuou.
A lamentar apenas o seu posicionamento a favor das armas.

O ator americano Charlton Heston morreu, aos 84 anos, na noite deste sábado (5) em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, segundo informou sua família.Heston, que estava afastado do cinema há alguns anos, sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do mal de Alzheimer.Ele venceu o Oscar por sua atuação no épico "Ben- Hur", em 1959, e se destacou também como 'Moisés' em 'Os 10 mandamentos'. Ele também atuou na versão de 1968 de "Planeta dos Macacos" como um astronauta. "Aos seus amados amigos, colegas e fãs, nós agradecemos suas preces e apoio", disse a família em comunicado. "Ninguém poderia pedir uma vida mais plena do que a dele. Nenhum homem poderia ter dado mais a sua família, profissão, e ao seu país. Nas suas próprias palavras: 'Eu vivi uma vida tão maravilhosa! Eu vivi o bastante para duas pessoas'", acrescentou .

Personagens históricos

A voz profunda e o rosto sóbrio de Charlton Heston permitiram à Hollywood dos anos 50 recriar personagens históricos e bíblicos.

Com uma integridade própria de seus personagens, o ator anunciou publicamente que sofria de uma doença que lhe tirava pouco a pouco a memória e suas funções vitais, da mesma forma que ocorreu com seu "bom amigo", o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

"Devo ter coragem e resignação", disse na ocasião Heston, quando se viu obrigado a fechar definitivamente as portas para o cinema e a qualquer atividade pública à frente da National Rifle Association, organização americana em favor das armas que liderou durante anos. Por conta disto, ele entrou no filme-documentário de Michael Moore, 'Tiros em Columbine', que retrata justamente a facilidade de se comprar armas nos EUA.

Com seu porte atlético, seus traços marcantes e seu timbre de voz, Heston se encaixou perfeitamente no tipo de estrela que Hollywood buscava para suas grandes produções dos anos 50, nas quais a indústria se inspirava na Bíblia e nos livros de história.

Além do clássico 'Ben-Hur', Heston será lembrado como 'Moisés' em "Os Dez Mandamentos" (1956) e o herói da reconquista espanhola Don Rodrígo Díaz de Vivar, em "El Cid" (1961), além de vários outros personagens históricos.

Também participou de grandes produções como "55 dias em Peking" (1963), "Terremoto" (1974) e "O Planeta dos Macacos" (1968), história que reviveu quando interpretou um pequeno papel na nova versão de Tim Burton, de 2001. Paixão pela interpretação John Charlton Carter, como foi batizado, nasceu em Evanston, Illinois, em 4 de outubro de 1924, e desde pequeno amou o teatro.

Sua paixão pela interpretação o levou a se inscrever em cursos de teatro na universidade, onde conheceu sua esposa, Lydia Marie Clarke, com quem teve dois filhos.

Com ela, interpretou várias peças de teatro, e protagonizou em 1948 a obra de Shakespeare "Antonio e Cleópatra", que foi um grande sucesso por dois anos. Heston foi contratado para interpretar o papel de Marco Antonio no filme "Julius Caesar" (1949), dirigido por David Bradley, papel que lhe abriu o caminho para o estrelato.

A partir daí sua carreira decolou, e ele participou de dezenas de filmes, entre eles "O Maior Espetáculo da Terra" (1952), de Cecil B. DeMille; "A Selva Nua" (1954), de Byron Haskin; "O Segredo dos Incas" (1954), de Jerry Hopper, "Os Dez Mandamentos" (1956), de Cecil B. DeMille, e "A Marca da Maldade" (1958), de Orson Welles.

Nos anos 60 participou de filmes como "Agonia e Êxtase" (1965), "O Senhor da Guerra" (1965), "Khartoum" (1966) e "O Planeta dos Macacos" (1968).

Nos anos 70 trabalhou em filmes como "O Senhor das Ilhas" (1970), "No Mundo de 2020" (1973), "Os Três Mosqueteiros" (1973), "Terremoto" (1974) e "Aeroporto 75" (1974).

Heston teve também uma forte faceta política, e se tornou conhecido como o último bastião dos conservadores em Hollywood.

Além de ser um republicano fanático, foi um firme defensor direito dos americanos de usar armas, como demonstrou através da National Rifle Association, que presidiu durante anos.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Outro grande que se vai... Ben-Hur está entre os meus filmes prediletos desde sempre, acho que foi até um dos primeiros que eu assisti em DVD, finalmente com o so original, e não dublado...

    ...Curiosamente, um fim assim triste também teve o nosso grande Noel Guarany, de cuja obra sou um grande admirador e sobre quem andei fazendo algumas postagens... e aproveio o gancho p'ra convidar vocês à conhecer este novo espaço que estamos construindo...:

    www.agoraerock.forumeiros.com

    ...um Fórum p'ra galera interagir mais, onde todos podem postar e falar sobre o que der na telha... inclusive com este ''sub-fórum'' destinado à divulgação e preservação das coisas nossas do pampa, um legado tão rico e tão pouco valorizado pela galera mais nova, que prefere ''maxixes'' e escapismos fáceis e acaba deixando de conhecer de onde realmente viemos...

    ...bueno, me estendi no convite, mas esperamos vocês por lá assim que puderem, com suas opiniões e sugestões...!


    Abraço grande!

    ResponderExcluir