Cientistas americanos aceleram cicatrização de fraturas

Mais um dos 'milagres' de Startrek se tornando realidade. Cool! :)

Cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, conseguiram acelerar o processo de cicatrização de fraturas com a ajuda de células-tronco. E o melhor: praticamente sem marcas. Mas por enquanto o procedimento só foi testado em ratos.

As células-tronco que estão presentes nos ossos são responsáveis pelo nosso desenvolvimento, nos ajudam a crescer. Essas mesmas células nos auxiliam também na regeneração dos ossos, quando sofremos alguma fratura. Só que elas têm um ritmo próprio e precisam de tempo para fazer tudo isso.

Os pesquisadores pegaram animais com fraturas na tíbia e injetaram uma proteína isolada por eles em laboratórios, a “wint”. Ela aumentou o trabalho das células-tronco. Um dia depois, já deu para ver os resultados. A regeneração foi estimulada e se mostrou três vezes e meia mais rápida que uma cicatrização normal.

A técnica vai direto ao ponto e atua temporariamente, o que é essencial para evitar que os ossos se desenvolvam além do necessário. Estudos com humanos ainda vão demorar anos para serem feitos. Mas em ratos os pesquisadores já estão testando a eficácia desse remédio na regeneração de outras lesões, como as que são provocadas por um corte na pele, um ataque cardíaco ou um derrame cerebral.

Postar um comentário

0 Comentários