Lodoss War - Tema Seria um Plágio?


Dizem que nada se cria, mas que tudo se copia...

Um exagero, com certeza. Mas também uma grande verdade. "Homenagens" não creditadas são comuns no mundo da música. Algumas são apenas semelhanças, outras não chegam ao número de notas necessárias para caracterizar um plágio. Algumas, como o famoso caso entre Rod Stewart e Jorge Ben, acaba nos tribunais e o plágio é confirmado.

Quanto mais músicas conhecemos maior a probalidade de notarmos "semelhanças" intencionais ou não em canções.

Sempre fui fã de música instrumental, de trilhas sonoras de filmes, de desenhos animados,  animes. Cruzando essa informação toda sempre aparecem "coincidências" curiosas.

Uma delas me surgiu ouvindo Adiemus, uma canção composta pelo compositor galês Karl Jenkins em 1994 e interpretada por Miriam StockleyMary Carewe.

Automaticamente senti uma familiaridade com a canção do tipo "já ouvi antes". Ou se tratava de um dejà-vu, ou de fato, a melodia me soava familiar.

Quando isso ocorre geralmente é desconfortável pois tenho dificuldade em identificar a fonte da similaridade. 

Nesse caso, felizmente, minha agonia foi pequena porque logo a reconheci. A melodia que me vinha a mente era o tema musical do anime para a TV Record of Lodoss War: Chronicles of the Heroic Knight.

Segue ambas as canções:


Adiemos

Tema de Lodoss

E então? Imaginação minha ou temos aí uma "leve" semelhança entre ambas?

Curiosa fui investigar... 
Adiemus foi composta em 1994 por Karl Jenkins para um comercial da Delta Air Lines.

Karl é um músico veterano. Mais conhecido por seu trabalho na banda Soft Machine no começo dos anos 70. Além de ter trabalhado com o multi-instrumentista Mike Oldfield na apresentação ao vivo de Tubular Bells para a BBC em 1975.

Adiemus acabou se transformando em um projeto de Jenkins. O primeiro álbum da série se chama Adiemus: Songs of Sanctuary foi gravado em 1994 e lançando em 1995.

Já o tema de abertura da série de TV Record of Lodoss War Chronicles of the Heroic Knight se chama Kiseki no Umi (Mar de Milagres). A canção foi composta por Yoko Kanno e sua letra escrita por Yuho Iwasato. Os vocais ficaram a cargo da cantora Maaya Sakamoto. A animação é de 1998, portanto posterior a Adiemus

Espírito da Época? Zeitgeist? Homenagem? Plágio? Leve semelhança? Coincidência? 

Às vezes você apenas ouve uma música e ela acaba aparecendo na sua mente sem que você perceba. Isso é até comum. Mas chama a atenção que as duas canções, inclusive, possuem vocais femininos com timbres bem semelhantes. 

A verdade provavelmente jamais saberemos. Ambas são belas canções. E talvez eu esteja vendo coisas demais. Talvez. 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ser supremo, tem semelhança sim. Mas realmente creio ser mais uma questão de lembrança sem ser lembrança do que realmente plágio. Além disso, ainda existe a questão de que músicas "apoteóticas" como essas duas terem elementos muito parecidos em geral. ouvindo ambas me lembrei da trilha de Gladiador também, por exemplo. Obrigado pelas dicas! Não conhecia nem o anime e nem Adiemus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Sim. É possível. No mundo da música tudo é possível. No entanto, é um meio menos criativo do que a gente pensa. Lembro de ter ficado meio chocada quando descobri que quase todos os hits Pop que eu conhecia da década de 60 foram composto (e muitas vezes, executados) pelos mesmos caras!

      Nesse caso em especial, eu acredito que não houve uma tentativa (consciente, pelo menos) de plágio. Obrigada pelo comentário!

      Excluir