Dizem que nada se cria, mas que tudo se copia...
Um exagero, com certeza. Mas também uma grande verdade. "Homenagens" não creditadas são comuns no mundo da música. Algumas são apenas semelhanças, outras não chegam ao número de notas necessárias para caracterizar um plágio. Algumas, como o famoso caso entre Rod Stewart e Jorge Ben, acaba nos tribunais e o plágio é confirmado.
Quanto mais músicas conhecemos maior a probalidade de notarmos "semelhanças" intencionais ou não em canções.
Sempre fui fã de música instrumental, de trilhas sonoras de filmes, de desenhos animados, animes. Cruzando essa informação toda sempre aparecem "coincidências" curiosas.
Uma delas me surgiu ouvindo Adiemus, uma canção composta pelo compositor galês Karl Jenkins em 1994 e interpretada por Miriam Stockley e Mary Carewe.
Automaticamente senti uma familiaridade com a canção do tipo "já ouvi antes". Ou se tratava de um dejà-vu, ou de fato, a melodia me soava familiar.
Quando isso ocorre geralmente é desconfortável pois tenho dificuldade em identificar a fonte da similaridade.
Nesse caso, felizmente, minha agonia foi pequena porque logo a reconheci. A melodia que me vinha a mente era o tema musical do anime para a TV Record of Lodoss War: Chronicles of the Heroic Knight.
Segue ambas as canções:
2 Comentários
Ser supremo, tem semelhança sim. Mas realmente creio ser mais uma questão de lembrança sem ser lembrança do que realmente plágio. Além disso, ainda existe a questão de que músicas "apoteóticas" como essas duas terem elementos muito parecidos em geral. ouvindo ambas me lembrei da trilha de Gladiador também, por exemplo. Obrigado pelas dicas! Não conhecia nem o anime e nem Adiemus.
ResponderExcluirSim. Sim. É possível. No mundo da música tudo é possível. No entanto, é um meio menos criativo do que a gente pensa. Lembro de ter ficado meio chocada quando descobri que quase todos os hits Pop que eu conhecia da década de 60 foram composto (e muitas vezes, executados) pelos mesmos caras!
ExcluirNesse caso em especial, eu acredito que não houve uma tentativa (consciente, pelo menos) de plágio. Obrigada pelo comentário!