Tube City - The Best Of The Trashmen

Download

Tube City - The Best Of The Trashmen

01-Tube City.mp3
02-My Woodie.mp3
03-Surfin' Bird.mp3
04-Misirlou.mp3
05-Money.mp3
06-Kuk.mp3
07-King Of The Surf.mp3
08-Bird Bath.mp3
09-It's So Easy.mp3
10-Henrietta.mp3
11-Malaguena.mp3
12-Sleeper.mp3
13-Bird Dance Beat.mp3
14-A-Bone.mp3
15-Bad News.mp3
16-On The Move.mp3
17-Peppermint Man.mp3
18-New Generation.mp3
19-Whoa Dad.mp3
20-Real Live Doll.mp3

The Trashmen

Banda de surf rock/garage natural de Minneapólis, Minnesota formada em 1962.
A lineup da banda contava com Dan Winslow (vocais e guitarra), Tony Andreason (guitarra), Bob Reed (baixo) e Steve Wahrer (bateria).
The Trashmen alcançou a fama em 1964 com o lançamento do single "Surfin' Bird" que logo chegou ao terceiro lugar na parada da Billboard. A canção foi regravada inúmeras vezes. A mais conhecida delas foi imortalizada pelos Ramones.

Fato interessante é que a clássica "Surfin´n Bird" é de fato, um plágio!
Sim, meus amigos. E não somente de uma música, mas de duas!
Plágio na cara dura.
Ambas de um grupo de Doo-Wop chamado The Rivingtons. A saber, "Papa-Oom-Mow-Mow" and "The Bird's the Word". A canção seria um 'meddle' das duas se não fosse um detalhe. Na primeira impressão do album constou como autores da canção simplesmente The Trashmen! É bem verdade que "Surfin´n Bird" tem a sua cara própria. Uma agressividade e demência jamais vista no rock. Talvez a semente do punk rock tenha sido plantada aqui. Mas que houve plágio, houve.
Não demorou muito para o empresário do The Rivingtons sacar o roubo descarado. O rolo foi parar na justiça e um acordo comercial foi feito. Após isso os membros do The Rivingtons passaram a constar nos créditos da canção juntamente com os The Trashmen. Essa primeira edição hoje é raridade e artigo de coleção.

A título de curiosidade "Papa oom mow mow" conta a história de um garotinho que ouve 'sons' estranhos vindo do quarto dos pais - "I hear this sound everywhere I go from the records TV and radio".
Não acreditou na história? Ouça os samplers abaixo e compare por vc mesmo. ;)

The Trashmen - Surfin' Bird

powered by ODEO

The Rivingtons - Papa oom mow mow

powered by ODEO

The Rivingtons - Birds The Word

powered by ODEO

Isso não tira o brilho da grande banda que foi The Trashmen. Aqui presente com seus maiores sucessos. Influências notáveis de Dick Dale, Chuck Berry entre outros.
Imperdível. :)

Segue uma matéria bem legal que encontrei sobre a banda. :)
THE TRASHMEN
A MARESIA COM DEMÊNCIA DOS THE TRASHMEN
por Roberto Iwai

Em 1964, enquanto garotos e garotas se agitavam alegremente no ritmo da surf music e no sol escaldante da Califórnia, um quarteto em Minneapólis, no outro lado da costa americana, também apreciava a sonoridade que a maresia e os Mustangs emolduravam. Dan Winslow (vocais e guitarra), Tony Andreason (guitarra), Bob Reed (baixo) e Steve Wahrer (bateria) eram garotos igualmente alegres, que também agitavam assim como os californianos.
Mas digamos que o quarteto adicionava algo a mais que alegria, ou uma alegria mais peculiar nessa energia toda da surf music. Em meio à paisagem lúcida de sol, mar e praia, a felicidade do The Trashmen tinha um toque a mais, um toque, digamos, de um pouco de demência no convencional alegrete do shoot the curl.
Surfin' Bird, o único disco oficial da banda, era lançado em 64 sem escrúpulos de nada que se conhecia. Lançado na mesma época que clássicos como Surf City de Jan & Dean (1963), e All Summer Long dos Beach Boys (1964), Surfin' Bird em nada se parecia com as harmonias vocais límpidas e comportadas dos companheiros de estilo. Toda a forma em que o disco e os singles foram registrados são de fato algo espetacular.
Injustamente conhecido apenas pela faixa-título, o disco é exercício ousado no início dos anos 60. Inserindo a maneira trash de ser na surf music, somando-se ao frat rock, The Trashmen foi uma das primeiras bandas a adotar uma postura e sonoridade propositalmente desenfreados, engatilhando a estética do que teria o garage rock futuramente.
O disco abre com "Surfin' Bird". Steve Wahrer, "inspirado" pela canção "The Bird's The World" dos The Rivingtons, seguiu nas sessões de gravação com uma levada de bateria alucinada, junto aos vocais soturnos de Dan Winslow e mixagem que adicionava ecos e precariedade ao som. Estava gravado o cartão de visitas permanente da banda.
Mas não satisfeitos, a banda gravou logo após, como single, a música "Bird Dance Beat", que outra vez citava o The Rivingtons. Dessa vez o clássico "Papa Oom Mow Mow", com a mesma levada, mesmo tema e forma de gravação que "Surfin' Bird". Nos shows, a banda pedia o auxílio de talentosas garotas para dançarem no palco enquanto executavam as músicas. Mais espontâneo e descarado, impossível. Gênios.
"King Of The Surf", a segunda faixa, mostra a banda em sua melhor forma. Composta por Larry LaPole, conhecido guitarrista e amigo da banda, "King Of The Surf" traz Tony Andreason esmirilhando na guitarra, e ainda a bela levada de bateria de Wahrer, que embala a canção de forma peculiar.
LaPole ainda cede mais duas canções ao disco, "Sleeper" e "My Woodie", ambas bem ao estilo de "King Of The Surf", porém com temas diferentes: a primeira se trata de carros, e a segunda, pranchas. Tópicos nada correntes no universo surf...
Carregando a semelhança de nome com o clássico de Dick Dale "King Of The Surf Guitar", o Trashmen prossegue em disco com uma versão de "Misirlou". Priorizando a guitarra mais melódica da original, mas se mantendo altamente fiel à mesma, vale pelo belíssimo grito cru que Winslow dá no início da faixa - a marca registrada dessa canção na versão da banda.
E em instrumental original, "Tube City", composta por Wahrer, é uma pérola perdida. Iniciando com barulhos de um tubo - onda que encobre o surfista - ela se intensifica no meio da faixa, se tornando em certos momentos mais alta que a própria música, fazendo-se confundir até o instrumental soberbo fazer tudo se movimentar novamente.
Partindo do tema "proposto" pelos Rivingtons - pássaros - o Trashmen simpatizou com tal linhagem bizarra e decidiu seguí-la em mais uma das canções do disco. Na genial "Bird Bath" (composta por Dan Darnold, guitarrista do The Revels), a banda inicia em um tema comum de surf music, até prosseguir para um refrão vocal, que intercala barulhos de água, ou gargarejos, pessoas esganiçando como corvos, e vozes no melhor estilo filme de terror B.
E como o universo Trashmen tende a ser ainda mais distinto, o disco ainda comporta uma versão de "Henrietta", clássico do blues, e de "Money (That's All I Want)", em uma inacreditável versão surf. Mas de certo nada se compara ao sentimentalismo (que já não tem barreiras para se inserir qualquer ironia) da banda ao fazerem uma singela versão de "It's So Easy", de autoria de Buddy Holly. Como se tudo fosse extremamente comportado.
Após e durante o lançamento do disco, a banda chegou a lançar alguns belos compactos, como o de "Bird '65 / Ubangi Stomp", "Dancin' With Santa / Real Live Doll", ou a já citada "Bird Dance Beat". Desse legado de atrocidade musical à época, o The Trashmen colocou no mapa uma sonoridade que intercalou universos musicais que nasceram uns para os outros.
O The Trashmen é, aos poucos, sendo redescoberto além Ramones. O selo Double Crown Records lançou lá fora em 99 o tributo Takin' Out The Trash, reunindo bandas como The Untamed Youth, Thee Phantom 5ive e The Krontjong Devils prestando homenagem ao bando, enquanto o trio The Trashwomen vive à imagem e semelhança do quarteto, na sua afetação que beira aos momentos mais insanos da banda.
Nos anos 90, a gravadora Sundazed lançou, além da edição em cd de Surfin' Bird e reedições de alguns dos compactos em vinil, mais três discos, sendo dois deles ao vivo, e o terceiro chamado Great Lost Trashmen Album!, com o que seria o segundo disco da banda. Junto a isso, lançou também a caixa com quatro cd's Bird Call!, contendo singles e raridades.

Fonte: http://www.freakium.com/edicao4_trashmen.htm

Postar um comentário

0 Comentários